Casa das Fontes, Reformulação de casa. Open Space com protagonismo nesta casa. Revestimento de parede no hall de entrada com xisto, com espelho de parede. Projeto Obra Atelier

Open Space com protagonismo nesta casa

Dar protagonismo ao Open Space, conceito de espaços abertos e a sua relação com o jardim foi a decisão importante deste projeto. A reformulação da Casa das Fontes foi guiada pela confiança do cliente. Ele entregou-nos a chave e deu-nos total liberdade para executarmos o nosso trabalho. Com serviço chave-na-mão, analisamos o perfil do cliente e começamos a conciliar a estética do Obra Atelier aos gostos de quem nos contratou.

“Uma das maiores belezas da arquitetura é que cada vez, é como se a vida começasse de novo.” Renzo Piano, Arquiteto

De uma casa dos anos 70, compartimentada em seis espaços foi reformulada para dois. Integramos a cozinha à sala e retiramos as paredes que separavam esse espaço da varanda, tornando uma área social única de onde é possível admirar o jardim, que se tornou uma grande estrela que ilumina a casa. A amplitude e a forma como a vista foi valorizada, através da arquitetura, trouxeram para dentro da casa o jardim, fazendo com que os limites entre dentro e fora fossem eliminados e a luz natural fosse aproveitada ao máximo. Quer saber mais como aproveitar a luz natural na sua casa? Clique aqui e descubra

Paleta de cores neutras para unificar o espaço

Por se tratar de um cliente que desejava desfrutar da casa e ter ambientes onde pudesse relaxar, foi proposto uma paleta de cores em tons mais neutros e sem excessos. Exemplo disso é que as cores mais marcantes do projeto são as cores naturais dos materiais com o xisto ou a madeira. Esta paleta de cores coesa, com harmonia unifica o espaço reforçando o conceito de Open Space. As plantas colocadas nas paredes imprimiram vida aos espaços.

Valorizar a sensação de “espaço maior” com iluminação

Para valorizar esta sensação de “espaço maior”, não apostamos apenas na integração dos espaços. Optamos também por aumentar a janela para o exterior, bem como um projeto de iluminação limpo, sem elementos que pudessem “poluir” a visão dos moradores. Exemplo disso é que não há lustres e pendentes na sala, exceto na cozinha como ponto específico de trabalho.

A equipa do Obra Atelier pensou numa iluminação indireta, composta por sancas, réguas e estruturas de LEDs escondidas no mobiliário ou nos tetos. Isso faz com que, de onde se olhe, não tenhamos o campo de visão cortado por um elemento de iluminação e criam uma iluminação geral com maior sensação de amplitude. Quer saber como iluminar corretamente os seus ambientes? Descubra aqui 5 dicas para o fazer.

Casa das Fontes, Reformulação de casa. Open Space com protagonismo nesta casa. Casa de Banho de serviço com pavimento em xisto. Duche com vidro temperado gris. Projeto Obra Atelier
Casa das Fontes, Reformulação de casa. Open Space com protagonismo nesta casa. Casa de Banho de serviço com cerâmico e flutuante em vinílico. Projeto Obra Atelier

A arte de aproveitar o espaço com revestimentos

Uma das grandes condicionantes da reformulação era o espaço existente. Uma casa de dimensões reduzidas e embora o Open Space dê a sensação de “espaço maior”, o certo é, que na realidade o espaço não estica… Assim os materiais escolhidos não poderiam “roubar” ao espaço ao existente, e terem a estética pretendida.

No hall de entrada e casa de banho os arquitetos do Obra Atelier optaram por um folheado de pedra natural de xisto (Slate-Lite), fina (1.5mm espessura) com um suporte de fibra de vidro, leve e flexível. Esta folha de pedra de cores intensas é extremamente resistente e, portanto, pode ser utilizado como revestimento de paredes internas e externas, em áreas húmidas como a casa de banho ou como revestimento de piso, como neste projeto.

Outra opção foi o Flutuante em Pavimento Vinílico, não só pela espessura, mas também pelas suas características isolantes de humidade, que neste caso poderiam vir de baixo, do chão onde assenta a casa. Assim conseguimos isolar humidades sem roubar espaço em altura e com aspeto moderno e bonito. Este revestimento com sistema de encaixe “Click”, instalado sem utilização de cola e de forma simples, tem esta vantagem de poder ser instalado em zonas húmidas, sendo a solução perfeita para esta reformulação.

Casa das Fontes, Reformulação de casa. Open Space com protagonismo nesta casa. Revestimento de parede no hall de entrada com xisto, com espelho de parede. Projeto Obra Atelier

Reformular casa dos sonhos sem dores de cabeça

A reformulação para Open Space, permite ao cliente alterar a disposição dos moveis sempre que quiser criar um espaço totalmente distinto, para viver a casa de maneira diferente.

E após três meses de reformulação da casa, com serviço chave na mão, o cliente entrou na casa “nova”. Ficou impressionado com o resultado, com a sensação de “espaço maior” conquistado e grato por termos transformado uma série de sonhos em detalhes de seu novo lar sem dores de cabeça. 🙂

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com