O edifício Tundavala é inspirado na natureza local. Motivado na Fenda da Tundavala, uma pequena região no planalto sul de Angola. O programa consiste num edifício de escritórios e comércio, onde a polivalência dos espaços deve permitir a ocupação de qualquer uma destas funções de forma fácil e descomprometida.
A inspiração vem da natureza, que para todos nós da equipa do Obra Atelier, nos tem dado respostas para alguns dos desafios de criação mais surpreendentes que nos vão surgindo. Afinal, áreas que temos de criar e desenvolver como unir, proteger, permitir encontros, espaços para trocas, espaços de quietude e etc, tem na natureza vários exemplos de organismos e dos seus sistemas que desempenham estas funções de forma brilhante.
O edifício Tundavala é inspirado na natureza local, que é uma referência. Uma autêntica fortaleza de pedra com dois mil metros de extensão, onde o vazio cai em picada, aos trambolhões, por cerca de um quilómetro.
Este abismo impressionante é um dos mais importantes e conhecidos cartões-postais de Angola. Desta imensa parede rochosa, o grande planalto dá lugar a uma enorme planície ondulante, que se estende até à costa atlântica. E lá no fundo começa, sem aviso prévio, uma outra história: a da enorme planície do Namibe e do mais antigo deserto do planeta.
Quando criamos arquitetura no Obra Atelier, não definimos a forma ou procuramos que seja parecido com isto ou aquilo. O objetivo é que tenha na arquitetura uma solução que desempenhe a estratégia observada na natureza.
Não é exatamente a forma pela forma, não se pretende copiar formas, e sim uma razão mais profunda das formas. Observam-se contextos, sistemas, inter-relações e é nestas associações que está a verdadeira beleza do inspirado na natureza, de como a natureza faz o seu projeto.
Conheça aqui outro projeto inspirado na natureza, e delicie-se...
Há um momento em que um simples “espaço” nos transmite uma “sensação de lugar”, quando ele "comunica" connosco, e nos identificamos com ele.
Quando há atração, identificação, personificação, ele deixa de ser apenas um espaço para ser um lugar. Onde nos conectamos com os espaços e vivemos a experiência, a nossa experiência!
Alguns até disseram que a arquitetura com “sentido de lugar” tem “alma”.
Um sentimento de lugar é um termo um tanto ambiguo, mas no Obra Atelier pensamos nisso como na forma em que o usuário experimenta e vive o espaço sentido-se confortável e bem-vindo. E no projeto do edificio Tundavala, a inspiração na natureza, no património natural local de forte presença, o lugar surge conforme a sua arquitetura tomou forma, mantendo a ideia de “lugar” em mente.
Inspirado na natureza, o edifício Tundavala, abarca as funções de serviços (banco) e escritórios. Ambos são serviços mas com objetivos diferentes, contudo ligados na mesma missão de "lugar" que desejavamos criar. Um desenho de escritórios de sucesso envolve espaços de trabalho confortáveis, salas que permitem conversas privadas, salas de conferência adaptáveis, áreas de receção inspiradoras e outros recursos importantes.
Parece simples, certo?
Mas é um desafio, encontrar uma métrica que permita a polivalência antes da certeza do que vai acontecer realmente no espaço. Nem é facil criar espaços que permitam uma apropriação a posteriori sem condicionantes. No entanto, criamos um desenho de escritórios modernos e atuais, que vão facilitar modos de trabalho diversos, e o sentimento de lugar, de pertença patente na visão do cliente.
Ainda tem dúvidas se deve contratar um profissional de arquitetura? Saiba Porque contratar um arquiteto? 5 brilhantes vantagens. E mais, veja também Como contratar um arquiteto para o seu projeto? 7 dicas para não errar.