Edifício Samba, Banco & Escritórios | Luanda, Angola
Edifício Samba, Arquitetura Contemporânea para Banco e Escritórios. Fachada frontal. Projeto Obra Atelier

Arquitetura contemporânea para Banco e Escritórios

Em fase de estudo prévio, o briefing deste projeto consistia num edifício de dois pisos com funções de serviços e escritórios: um Banco no rés-do-chão e escritórios privados no primeiro andar. A localização do edifício, na Avenida principal da cidade, a Avenida 21 de janeiro, na histórica cidade de Luanda, insere-se numa paisagem urbana que está em mudança, e que requer uma aproximação de envolvência.

Cada vez mais, o lugar de um edifício no tecido urbano tem sido uma consideração importante para a equipa de arquitetos do Obra Atelier. Para clientes com visão de futuro, como é o caso, o edifício tem de ser uma nova referência no centro da renovação local, integrando o edifício com as existências e as projeções futuras circundantes.

Este alinhamento com a arquitetura contemporânea onde se prioriza os elementos que caracterizam a sociedade atual, faz uma mistura entre o antigo e o atual para criar uma forma de expressão inédita no local.

Edifício Samba, Arquitetura Contemporânea para Banco e Escritórios. Integração com a Avenida. Projeto Obra Atelier

Inovação com materiais tradicionais

De ideias sofisticadas e inovadoras prospera a arquitetura contemporânea. Estas desviam-se das tradições e normas. Para tal, são necessários materiais contemporâneos para criar essas ideias, mas que utilizam os materiais tradicionais de forma não convencional. Não iremos apenas apreciar o desenho inovador e criativo deste edifício. Iremos também compreender a intenção estética por meio dos materiais utilizados.

Isso inclui panos de alumínio, vidro, madeira e aço corten. Estes materiais adicionam contraste e homogeneidade. Por exemplo, irá notar que esta Arquitetura Contemporânea para Banco e Escritórios têm planos de janelas de vidro de grandes dimensões devidamente ensombrados. A intenção de muita luz natural e a necessidade de grandes espaços abertos produzem uma sensação de leveza, minimizando assim os custos do ar condicionado. Além disso, o desenho do edifício segue uma assimetria marcada que resulta em formas inovadoras. A intenção de que estes materiais fossem ecológicos, pois são renováveis era uma prioridade da proposta.

O desenho do edifício Samba está definido para alcançar um desempenho ambiental exemplar por meio do design passivo, infraestrutura de eficiência energética e sistema de energia renovável. Um sistema de fachada em alumínio, de alto desempenho com arquitetura responsiva à luz solar e ao brilho que reduz a transferência térmica e o uso de ar condicionado.
O resultado desenhado através do uso de materiais tradicionais mas implementados de forma inovadora é um dos pontos importantes desta arquitetura contemporânea para banco e escritórios.

Edifício Samba, Arquitetura Contemporânea para Banco e Escritórios. Vista direita do edifício. Projeto Obra Atelier
Edifício Samba, Arquitetura Contemporânea para Banco e Escritórios. Integração com a Avenida 21 de janeiro do lado esquerdo. Projeto Obra Atelier

Iluminação e bem-estar nos escritórios

Todos sabemos que espaços escuros e luzes fortes são prejudiciais para o ambiente de um escritório. Estudos referem também, que ambientes sombrios estão relacionados à depressão sazonal e podem diminuir o humor, fazendo com que reduza a produtividade. E luzes artificiais fortes podem causar enxaquecas, problemas de visão e podem afetar os relógios biológicos do ocupante, prejudicando assim a sua saúde.

A luz natural é a opção mais saudável, tanto para o ambiente quanto para os ocupantes, no entanto dada a latitude e a orientação dos escritórios do edifício Samba, o sol que entra nos escritórios pode ser muito forte e direto e pode causar problemas (calor indesejado, salas extremamente luminosas). A equipa de arquitetos do Obra Atelier não pretendia obscurecer completamente os espaços do escritório e acabar por usar luzes artificiais prejudiciais. Assim, no desenho da arquitetura foram previstas fachadas perfuradas que deixem entrar de forma controlada a luz natural. Bem como venezianas, que se vão ajustando à posição do sol durante o dia.

No interior, entre salas de escritórios, estão previstas telas de separação perfuradas ou semitranslúcidas para controlar a luz que entra diretamente na frente das janelas ou para separar os espaços sem interromper fortemente a luz de um espaço para o outro.

Aqui está um bom exemplo de arquitetura contemporânea para bancos e escritórios, que aproveita os recursos naturais para valorizar os espaços e os seus ocupantes.

Edifício Samba, Arquitetura Contemporânea para Banco e Escritórios. Vista noturna do edifício. Projeto Obra Atelier

Fiscalização da construção

No edificio Samba o Obra Atelier irá assumir a responsabilidade da fiscalização da obra. Entendemos que a fiscalização tem um papel de grande importância durante toda a empreitada. A sua presença torna-se indispensável ao longo da execução da obra, pois é essencialmente nesta fase que surgem dúvidas, ajustes e podem ser cometidas falhas que comprometem custos, prazos e qualidade final da construção.

Colaborando em estreita relação com os intervenientes na construção (empreiteiro, fornecedores, dono de obra), e o grande conhecimento que o Obra Atelier tem do projeto de arquitetura, irá permitir simplificar o processo de construção para o cliente, ou seja o Dono de Obra.
Pois como representante do dono de obra, o Obra Atelier como entidade fiscalizadora é responsável pela gestão e coordenação dos trabalhos, assim como de todo o processo burocrático e recursos implícitos à obra. Esta trabalha segundo uma base de acompanhamento in situ com vista a controlar os trabalhos, exigindo qualidade e rigor durante todo o processo.

Gostou do conteúdo?
Também nos pode seguir no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a saber de todas as nossas atualizações e novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade

FECHAR