Uma casa tradicional moderna é a combinação dos registos antigo e atual a coexistirem num cenário heterogéneo e equilibrado. O briefing deste projeto consistia precisamente nessa missão: na construção de uma casa moderna com cobertura inclinada de telha e aberta ao jardim e à piscina. Embora os clientes apreciem a arquitetura tradicional que faz jus ao local, desejavam também uma intervenção subtil ao moderno.
Quando se pensa nos conceitos tradicional e moderno, a imagem que nos surge parece simples: o primeiro é mais antigo e clássico e o segundo é novo e contemporâneo. É como colocar uma máquina de escrever e um telemóvel de última geração lado a lado. No contexto da arquitetura, os conceitos também são claros e distintos e parece não fazer sentido misturá-los. Ainda assim, a equipa do Obra Atelier encontrou a forma de os fazer coexistir de forma excecional e equilibrada. Descubra connosco!!
A cobertura inclinada em telha de cerâmica é das soluções mais antigas e tradicionalmente portuguesas. As coberturas em metal como telhado de chapa sanduíche ou chapas perfiladas são soluções mais recentes que interpretam e assumem características da cobertura em telha cerâmica. E, por isso, estas coberturas têm vindo a ser uma opção cada vez mais utilizada e nalguns casos a substituir os telhados tradicionais feitos com telhas cerâmicas, como é o caso deste projeto. O cliente optou pelo revestimento da cobertura em chapa Sanduíche, mantendo, no entanto, a linguagem tradicional da cobertura em telha cerâmica.
Foram também introduzidas clarabóias na cobertura que procuram trazer, ainda que de forma controlada, luz natural aos espaços. Quer saber mais como aproveitar a luz natural no seu projeto? Veja aqui e descubra as vantagens de ter luz natural nos seus espaços!
A funcionalidade dos espaços é sempre um dos fatores primordiais para os arquitetos do Obra Atelier. Neste projeto, não podia ser diferente, é precisamente um dos recursos que introduz a modernidade em todos os ambientes desta casa tradicionalmente moderna.
Os espaços foram projetados e organizados de forma simples, como é o exemplo da integração da cozinha com a sala em conceito Open Space. Além de proporcionar maior funcionalidade aos espaços, facilita a interação social, proporcionando momentos de partilha entre família e/ou amigos. Outra vantagem desta configuração prende-se à otimização do espaço, o facto de estarmos a unir estas divisões, vai ampliar o espaço e transmitir a sensação de uma casa maior e mais elegante.
No entanto, o desafio é grande. Existe a possibilidade de se simplificar muito o espaço e criar-se um ambiente demasiado amplo e aborrecido. Não sendo, de forma alguma, o caso deste projeto desenvolvido pela equipa do Obra Atelier. Na verdade, ao mesmo tempo que criamos fluidez entre salas e cozinha, separamos os espaços através de detalhes distintos. Criamos uma península, ou seja, um balcão na cozinha que delimita e liga ambos os lados.
Quer conhecer outro projeto com Interior Open Space? Veja aqui a Casa das Fontes, e como este conceito resulta na perfeição quando pretendemos conquistar a máxima funcionalidade dos espaços!
Nesta ligação entre tradicional e moderno, os arquitetos do Obra Atelier exploraram uma relação dos espaços interiores e exteriores através da utilização de vãos de grande dimensão, onde a luminosidade ganha um valor acrescido e uma maior relevância no dia a dia. O número de vãos envidraçados permite também uma maior ventilação dos espaços, sendo a sustentabilidade da casa um fator relevante para toda a nossa equipa e principalmente para o nosso cliente.
Quanto à piscina, essa dá as boas vindas a quem entra nesta casa e entrega o olhar a este belo cenário. É o elemento ideal de descontração na casa e o sinónimo perfeito de bons momentos e novas memórias. Uma torção no volume permite o alpendre, emoldura a vista sobre a piscina de sal e reforça a fluidez entre o interior e o exterior. Estes aspetos adicionam leveza à construção, além de transmitirem a máxima serenidade.
Elegância é a perfeita definição de uma casa que associa o moderno ao tradicional. Desta forma, podemos concluir que essa é a palavra chave deste projeto. Além de que os pequenos detalhes, inclusive a pedra de granito amarelo, contribuem para que esta duplicidade seja espetacular, e nos apaixone por completo. Durante meses trabalhamos juntos na conquista da personalidade cativante característica deste projeto. Um projeto desafiante onde, mais uma vez, cumprimos os sonhos dos clientes e transmitimos a visão, a técnica e a paixão dos Arquitetos do Obra Atelier. Excelente sensação de missão cumprida! ?
Gostou deste projeto? Pode seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a conhecer os nossos projetos e novidades.