Queremos dar-lhe a conhecer a transformação incrível de uma casa, aparentemente, sem grande atratividade, mas com grande potencial. Uma casa completamente modernizada, sempre com os animais de estimação em mente. As remodelações ou reformulações são como truques de magia. Do "velho se faz novo", e o que parecia pouco glamoroso ou interessante ganha outra vida e surpreende. Esta transformação foi pensada pela equipa do Obra Atelier, responsável por dar uma nova vida a esta casa, tendo sempre presente as necessidades dos animais de estimação. Conheça aqui este projeto e acredite que o esforço de mudar, remodelar e fazer obras, compensa realmente.
ANTES: O jovem casal investiu numa casa já existente, típica dos anos 80. Dois pisos, 80m² cada piso. Adquiriram a casa de dois andares para criar amplos espaços de convivência para os seus dois filhos, os animais de estimação e para seus amigos e familiares. A antiga planta da casa era toda segmentada. A sala de estar e de jantar eram separadas da cozinha, e encontravam-se no piso superior. Um corredor ao centro limitava e definia claramente os espaços, que eram extremamente pequenos. Os três quartos eram servidos por apenas uma casa de banho a precisar de um refresh urgente. O piso de baixo servia de garagem e arrumos. Marcados pela divisão de ambientes, os espaços pouco convidavam ao diálogo da família e à convivência com os seus animais de estimação.
DEPOIS: O Obra Atelier apostou na abertura dos espaço para criar áreas de compartilhamento. Foi convertido o rés do chão (garagem e arrumos) em sala de estar, sala de jantar e cozinha, abertas entre si em conceito Open Space, criando um espaço amplo na casa. Nesta sala comum, destacam-se as janelas grandes e abertas que permitem a fluidez entre o interior e o exterior e que valorizam a entrada de luz natural. A Sala de Estar e de jantar existentes (no andar) deram lugar a uma suite com zona de vestir e casa de banho privativa. Foram criadas escadas interiores de ligação entre os dois pisos, parte em estrutura metálica, dado que facilita a sua inclusão numa estrutura de betão pré-existente, bem como prporciona a sensação de maior amplitude do espaço.
Na elaboração do briefing questionamos os clientes sobre a composição da sua família. E foi extremamente importante que se tivessem incluído os animais de estimação na lista. Enquanto um peixe dourado e um periquito não requerem uma atenção especial na arquitetura, um cão ou um gato exigem. E neste caso, além do gato, temos as tartarugas, os coelhos e as agapornis. ?
Existem algumas questões simples que foram pensadas para que os animais de estimação fizessem parte da arquitetura pensada para esta família e que permitiram que esta casa funcionasse melhor para todos.
Uma das principais questões dizia respeito ao armazenamento. Os animais de estimação, tal como as crianças, acumulam “coisas”, que precisam ser tratadas e organizadas na casa. Isso inclui sacos ou latas de comida, brinquedos, coleiras, transportadores, entre outros. Guardar isso tudo num canto da lavandaria, ou da garagem não seria uma solução conveniente. Desta forma, foram desenhados armários para garantir o armazenamento e a organização de todos os acessórios.
Os materiais dos pavimentos para a remodelação da casa também foram escolhidos a pensar nos animais. Sendo que o acabamento, a durabilidade e a capacidade de higienização são as características mais importantes a ter em conta para a seleção dos mesmos.
Visualizar um estudo prévio em 3D antes de fazer um projeto de remodelação ou design de interiores é cada vez mais importante. É uma das formas mais fáceis para os clientes visualizarem aspetos muito importantes da remodelação que vai ser feita, estudo de materiais, ou estudo de cores e de formas, por exemplo.
A visualização em 3D antecipada deu a certeza aos clientes de que a casa ficaria como tinham idealizado e de acordo com as suas necessidades. Além disso permitiu também realizar todas as negociações sobre o que tinha de ser feito na remodelação. Isso permitiu não gastar mais horas e dinheiro repensando ou solicitando materiais desnecessários.