Casa da Azenha | V. N. Famalicão

De paixões nascem sonhos, de sonhos a vontade...

A vontade de uma casa em estilo moderno, inspirada nas casas tradicionais com granito amarelo, inspirada para ser um lar, tudo para ser perfeita: De paixões nascem sonhos, do sonho a vontade.
Por um terreno se apaixonou o Rui e a família, e daqui a vontade de criar a casa para si. Quando conhecemos o terreno compreendemos porquê… junto ao rio Ave, voltado para o sol, numa zona calma e verde.

Como arquitetos, no Obra Atelier, expressamos a arquitetura em linhas modernas que se tornam contemporâneas, mas tendo sempre em consideração a história, o local, as proximidades, as pessoas, os materiais... desenhamos o local, sentimos o sítio, para que o possamos entender e melhorar.

Acreditamos que a casa é para a família e para os amigos. O facto de quem a habita se sinta bem nela, é que faz dela um lar...  são estes que dão vida a casa. A arquitetura é a ponte que une tudo: o lugar, as pessoas e a casa. Ao desenhar entramos completamente na sua vida, e atendendo aos seus costumes, tratamos de descobrir a sua verdadeira personalidade.

E de paixões nasceu este sonho... E o sonho se tornou vontade... para ser agora realidade. ?

Jogo de volumes

Nesta casa de dois pisos, os jardins podem ser contemplados de quase todos os ambientes e a luz do Sol é presença constante. A arquitetura moderna, com volumes sobrepostos e desenho reto, foi realçada pelas texturas arenosas do "capoto" na fachada e pelo revestimento de granito amarelo.


O desafio de propor em 200m2 de implantação, desafectado da RAN, o programa definido pelo cliente, revelava-se interessante. Não sendo este extenso, era no entanto para os arquitetos do Obra Atelier demasiado fácil, ou óbvio encaixa-lo num paralelepípedo…

A realidade topográfica do terreno, com o seu desnível sugeriu a morfologia da casa em dois pisos e o jogo geométrico da mesma … apenas o Rio agradava como elemento indutor do projecto. Assim “quebra-se” o paralelepípedo… os volumes procuram essa referência, saem da malha ortogonal da planta para assumirem a orientação do rio.

Como um grande miradouro sobre a paisagem, com o jardim criamos um volume de base (cave), que nos fornece a implantação… sobre ele assentamos o volume de r/chão, á cota da rua, mas elevada em relação ao rio. Temos o ponto de partida para os miradouros sobre o rio… estes são os volumes (varandas) que se desprendem desta caixa, e que nos dão quadros vivos da própria natureza para os espaços dos quartos.

Casa da Azenha, Arquitetura moderna, onde o granito amarelo de Vila Real é o destaque da casa. Desenho esquisso do estudo da casa. Projeto Obra Atelier

Granito amarelo, material com carácter

Inspirados na arquitetura tradicional, na arquitetura do sítio, para a equipa do Obra Atelier o granito não podia faltar.

Por ser uma rocha magmática, o granito possui uma resistência muito grande aos diferentes efeitos e ações do tempo. Isso torna-o uma pedra ideal e de excelência para os que precisam de materiais em áreas externas e com ação do tempo. Outra característica muito própria do granito é que ele possui um baixíssimo índice de absorção de líquidos, o que salvaguarda as questões de humidade. Além da sua capacidade térmica

Casa da Azenha, Arquitetura moderna, onde o granito amarelo de Vila Real é o destaque da casa. Desenho do estudo da casa. Projeto Obra Atelier

Gostou deste projeto? Pode seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a conhecer os nossos projetos e novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade

FECHAR