O apartamento a reformular tem como novos moradores um casal jovem e os seus 2 cães, a Cacau e a Mia. A escolha dos materiais de revestimento seriam fulcrais para o sucesso deste projeto. Assim o pavimento vinílico foi a melhor opção, é seguro, para proteger a saúde dos cães e garantir um apartamento minimalista e contemporâneo.
Os arquitetos do Obraatelier sabem que o pavimento está diretamente relacionado com a saúde do animal. Os movimentos para os cães, tanto de porte pequeno quanto grande, em pavimento liso e escorregadio ficam mais complicados e, repetidos à exaustão diária, comprometem a articulação, gerando dores frequentes e desenvolvendo doenças.
O pavimento vinílico tem a vantagem de ser resistente aos arranhões e oferecer conforto térmico. É um revestimento que aceita água, resistente a humidades e aos fungos, e por isso, de fácil limpeza e manutenção. Caso o cão ou o gato façam xixi, o pavimento vinílico não vai inchar, não vai manchar e também não vai absorver cheiro, mantendo o pavimento sempre em boas condições ajudando na estética minimalista e contemporânea pretendida. A escolha certa!
Este apartamento da década de 80, localizado na zona centro de Braga, apresentava um cenário habitacional típico do sec.XX, com um sistema compartimentado de espaços. Com a mudança de prioridades no modo de vida, as divisórias entre os espaços tornaram-se excessivas e não sem sentido na vida actual.
O casal procurou desde o início que a renovação do seu apartamento fosse o espelho das suas personalidades minimalistas e contemporâneas. Priorizaram a conexão e fluidez entre os espaços de convivência e o terraço para que os seus animais pudessem usufruir de ambas as áreas. Essa abertura permite também receber amigos e família num espaço aberto e amplo - Open Space, onde as pessoas se podem movimentar perfeitamente de uma zona para outra do espaço, ou ocupar dois cantos diferentes sem se sentirem separadas.
Isto é particularmente excelente para entretenimento. A festa pode começar num espaço e estender-se a outro, sem perder o ritmo. Viver com menos barreiras entre compartimentos não só aumenta o fluxo da sua casa, mas também alivia um pouco o stress do dia a dia. Para isso, demolimos paredes que delimitavam a cozinha e a sala comum, e criamos uma área social ampla e optimizada para o seu uso. Ficando apenas separadas visualmente pelo piso cerâmico e pelo balcão.
Com projeto Chave-na-mão a equipa do Obraatelier teve o desafio de criar um espaço com uma arquitetura simples e funcional. Neste projeto, o sucesso está no todo, mas também nos detalhes. Prova disso os puxadores dos armários desenhados especificamente para este protejo, ou a bancada, que serve como divisória e mesa e, simultaneamente dá um ar vintage ao apartamento.
Assim como os arrumos dispostos estrategicamente no mobiliário, para não poluírem a vista e não gastarem mais espaço. Uma opção para otimizar cada m² do apartamento. Ou o pavimento vinílico seguro para cães, por exemplo. Aliás, na estética de todo o espaço, há elementos vintage em alta: a textura dos azulejos na parede, a paleta de cores branco, verde e tons de madeira de carvalho, os espaços de arrumos distribuídos no mobiliário, criam um ambiente minimalista e contemporâneo.
Gostou deste projeto de remodelação? Pode seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a conhecer os nossos projetos e maiores novidades.