A linguagem de uma casa tradicional de cobertura inclinada conciliada numa arquitectura moderna de espírito jovem e irreverente é o sucesso deste projeto.
Dar o passo de construir o projecto de arquitectura de uma casa envolve várias decisões para os clientes. Estas decisões vão determinar a forma como a família vai viver nos próximos anos na casa dos seus sonhos. A equipa do Obraatelier sempre em sintonia com os desejos do cliente, criou o projeto para garantir a casa dos seus sonhos.
Ser uma casa térrea era outra das condições do projeto. Foram várias as vantagens que o cliente enumerou sobre a casa ser térrea. Vantagens essas que a a equipa do Obraatelier concorda e promove. Por exemplo, a circulação na casa é mais fácil e segura. Não ter que andar com o aspirador ou com a roupa suja de cima para baixo, torna o dia-a-dia muito menos cansativo e a manutenção mais simples e rápida. E sobretudo a relação entre o interior da casa e o exterior, a fluidez dos espaços… a sala comum prolonga-se para o exterior, o exterior passa a fazer parte do interior.
Já numa perspectiva mais técnica, em termos estruturais, são também por norma, mais simples, o que é uma mais-valia do ponto de vista da engenharia e do custo da construção mais baixo.
Para além da cobertura inclinada na arquitetura moderna, também o facto de ser uma casa térrea permitiu o sucesso deste projeto.
A geometria, a forma, o estilo da casa são aspetos que os clientes costumam abordar nas primeiras reuniões. Neste projeto, o telhado é o protagonista, pois é assumido no interior com o teto inclinado. Este fala por si e pouco precisará para decorar o espaço.
Ademais, o teto inclinado aumenta o pé-direito (espaço livre entre o pavimento e o teto), o que garante uma amplitude maior, e uma sensação de bem-estar no espaço.