Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Balcão de atendimento. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier

Aprender a brincar através da arquitetura da escola

Esta é uma escola onde a arquitetura faz as crianças aprender a brincar através dela. Fomos de encontro ao sonho do cliente: criar a escola onde as crianças voltem a brincar de forma natural, nos espaços que percorrem no seu dia a dia, na forma como desfrutam da experimentação, das relações sociais, ampliando a sua realidade educacional.

« O principal objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente a repetir o que as outras gerações fizeram. » Jean Piaget

A intenção foi criar um ambiente destinado à educação infantil, com uma arquitetura que se destaque na cidade e com espaços projetados para desenvolver todas as potencialidades da criança. Em todos os momentos, trabalhamos neste projeto para que a experiencia das crianças do Colégio Aldancas, fosse exatamente como o pretendido pelo Cliente: uma experimentação de situações do dia-a-dia, utilizando o mundo do faz de conta e da imaginação através da arquitetura da escola.

Com o desaparecimento de lugares seguros para brincar ao ar livre, as crianças acabam por brincar pouco ou em lugares fechados, geralmente sozinhas. Era, portanto, importante projetar espaços que resolvessem essa necessidade das crianças, tanto nos ambientes internos, quanto nas áreas de lazer, estimulando a aprendizagem e a recreação de forma natural.
Quando brincam, ao mesmo tempo em que desenvolvem a sua imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e elaborar regras de organização e convivência.

Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Escorrega que liga o piso do andar com o res do chão. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier
Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Escorrega que liga o piso do andar com o res do chão. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier

Brincar, brincar, brincar… e que mais? Aprender a brincar!

Aprender a brincar através da arquitetura da escola é o mote do projeto. Sabemos que brincar é parte do universo das crianças e que essa atividade auxilia no desenvolvimento cognitivo, psicológico, emocional, físico e motor, além de estimular a criatividade, autonomia e autoconfiança nos pequenos. Ao brincar, a criança realiza várias explorações e constrói seu espaço e domínio territorial. E porque não faze-lo através da arquitetura?

Assim a organização do espaço das salas foi feita a partir de cantos temáticos: de atividades, de descanso e de brincar, que permita a criança entender o uso coletivo do espaço, em que ao mesmo tempo pode fazer as suas escolhas individuais ou de grupo, para contribuir no desenvolvimento da autonomia pessoal, pois permite a livre manifestação das crianças nas escolhas das atividades realizadas.

Os espaços físicos, materiais, brinquedos e mobiliários não foram vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo de aprendizagem relacionadas à construção da autonomia e da socialização, criando assim um espaço de desafios, e descobertas constantes a brincar.

Para criar os espaços recreativos, a equipa do Obra Atelier organizou na parte interna e externa da escola, escorregas, escaladas e desafios com gravidade para fazerem parte do quotidiano pedagógico das crianças.

Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Sala polivalente com mobiliário colorido. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier
Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Sala polivalente com mobiliário e iluminação colorido. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier

Cor na arquitetura… mais do que decoração

No Obra Atelier sabemos que o uso das cores nos espaços e no mobiliário influencia a experiência do usuário do espaço. No caso de arquitetura infantil como escolas por exemplo, as cores são utilizadas para motivar o desenvolvimento psicológico e sensorial da criança.

Pesquisas recentes sobre o comportamento das crianças nos primeiros estágios da infância mostram que estas resistem à monotonia, tem necessidade de novidades e reagem ativamente às mudanças no seu ambiente. A cor contribui assim para um espaço com uma emoção muito necessária para o desenvolvimento da criatividade de uma criança, que lhe permita aprender a brincar através da arquitetura. Da pesquisa também verificamos que as crianças até certa idade (primeiros anos na escola) preferem cores quentes às frias.

Assim a equipa do Obra Atelier propôs uma paleta de várias cores, incluindo tons mais frios em combinação com cores quentes para reforçar a sensação dinâmica do espaço e retirar de todo a monotonia e garantir que as crianças vão aprender a brincar através da arquitetura da escola.
A cor em arquitetura, é mais do que decoração… clique aqui para descobrir como a cor influencia a arquitetura.

Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Sala polivalente com mobiliário e iluminação colorido. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier
Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Sala creche com mobiliário e iluminação colorido. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier

Branding no colégio

Neste projeto foi trabalhado o Branding da marca. Inserido no design, é um serviços que prestamos aos nossos clientes. Porque acreditamos que o branding pensado com a arquitetura é fundamental para criar a conexão entre o espaço físico, e a identidade da marca do colégio, tornando o espaço uma representação física do que o colégio representa. Esse é o princípio mais básico do branding em arquitetura.

Todas as comunicações e pontos de contacto da marca do colégio Aldancas, devem representar a personalidade da marca, os seus objetivos, a sua missão e a visão do colégio. O edifício e todas as componentes devem « vestir o uniforme » do colégio. Quer saber mais sobre branding?

Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Banding logotipo. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier
Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Obra da escola em fase de betão. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier
Aprender a brincar através da arquitetura da escola. Obra da escola em fase de betão. Colégio Aldancas projeto Obra Atelier

Fiscalização da obra: só vantagens!

E porque o Cliente pretendia garantir a materialização do projeto conforme aprovado, contratou a equipa do Obra Atelier para a Fiscalização da obra.
Numa perspectiva global e do ponto de vista do Cliente (o Dono da Obra), são vantagens a todos os níveis: Qualidade, Custos e Prazos.

Uma melhor contratação para a execução da obra: com conhecimento do mercado da construção, a Fiscalização teve condições para orientar o Dono de Obra na melhor contratação. Assim garantiu a minimização do risco de eventuais conflitos entre o Dono de Obra e o Empreiteiro. Como também conseguir os melhores preços de mercado versus qualidade;

O controle dos materiais e dos processos construtivos, pela fiscalização, a par da coordenação das diversas empreitadas ou fases da obra, também garante a qualidade especificada no Projeto de Execução, e no Caderno de Encargos;

O controle dos prazos de execução: A fiscalização dos trabalhos está também a permitir a detecção e a resolução atempada pela equipa técnica, dos problemas que vão surgindo ao longo da obra.
Quer conhecer mais vantagens de contratar um arquiteto? veja aqui 5 dicas.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com