Escritórios Armazém ABV | Famalicão
Remodelação de armazém ABV. Entrada, vista de frente. Projeto Obra Atelier

Armazém antigo ganha escritórios e imagem renovada!

Num edifício pré-existente onde funciona um armazém de materiais de construção, o cliente lançou-nos o desafio da remodelação de armazém e escritórios. A intervenção devia refletir a renovação da imagem de acordo com os valores e o branding da marca, trazendo inovação de forma sustentada para o seu negócio.

Assim a equipa de arquitetos do Obra Atelier tinha de salvaguardar o funcionamento da empresa e a adequação ao faseamento da obra. Tinha de reestruturar o funcionamento atual, bem como a capacidade de armazenamento, além de prever uma área de exposição, e a expansão do departamento de acessórios. Isto tudo adoptando os principios da criação de uma imagem única para os escritórios e o armazém. Estes deviam ter um atendimento ao público fluído e multifuncional que os distinguissem da envolvente e pudessem ser geradores de uma nova identidade.

Um excelente planeamento é uma obra de sucesso!

Os arquitetos do Obra Atelier, assumiram o projeto da remodelação do armazém a partir do edifício pré-existente, que devia continuar a funcionar mesmo no decorrer das obras.

A ser executado num edifício de carácter de habitação: “A intervenção vai ser total, pois todos os espaços foram utilizados. Eles foram integrados e vão passar por todas as etapas de obra”, contam os arquitetos. « Tinhamos de planear o projeto de remodelação de armazém ao máximo, para evitar gastos desnecessários ou problemas de funcionalidade. »

Como um armazém industrial tem de ser prático e funcional, de modo a que o negócio nele desenvolvido seja o mais eficiente possível, contratar um arquiteto é de grande ajuda, já que estes profissionais saberão melhor que leis devem ser seguidas e o melhor planeamento para instalar tudo.

Remodelação de armazém ABV. Entrada, vista de frente, entrada escritórios. Projeto Obra Atelier

Priorizada distribuição funcional e orgânica

Vai ser aplicada uma “pele” metálica que forra o edifício exteriormente e segue pelo interior provocando uma simbiose entre estes dois momentos, um elemento cuja função tem como premissa a orientação dos espaços público, semi privado e privado, que ao trabalhar autonomamente vão produzir espaços de transição convidativos nas áreas de demonstração dos produtos e sensações de inibição nas áreas privadas.

Nesta remodelação de armazém, no espaço de escritórios foi priorizada uma distribuição funcional e orgânica. No total, 5 postos de trabalho foram distribuídos pelas salas. O espaço também ganhou uma sala de reuniões e uma área de descompressão para os momentos de descanso que ocupa o ponto central do imóvel. Este ambiente, multifuncional e flexível, foi projetado para também receber eventos e workshops. Para manter a amplitude, os arquitetos optaram por divisórias de vidro, as quais podem ser utilizadas como quadros pelos colaboradores. Nos locais que necessitam de privacidade, como as salas de reuniões, vão ser instaladas persianas internas nas divisórias e tratamento acústico.

O estilo industrial nesta remodelação de armazém é predominante e evidenciado pela chapa nervurada. Em contraste, paredes revestidas com paineis de madeira e pavimento em ceramico de cor clara vão fazer um contraste impactante. No hall de entrada, um painel metálico e confortáveis sofás em couro vão acolher os clientes.

Grelha de enrelvamento, resultado sustentável

A impermeabilização dos solos é uma preocupação de todos nós e para precaver esta situação, os arquitetos do Obra Atelier propuseram para o exterior: grelhas de enrelvamento. Estas servem o propósito de pavimentar, bem como de manter o teor de permeabilidade do solo. As peças são permeáveis, « furadas », pelo que permitem que o solo seja humedecido ou aquecido pela ação do tempo ou irrigação manual.

É uma solução ecológica, que nesta remodelação de armazém foi proposta para as zonas de circulação pedonal e para o parque de estacionamento, que mantém a aparência do verde. Pois, os vazios das grelhas podem ser preenchidos com relva, brita ou godo, e vão assim proporcionar a fácil drenagem das águas superficiais e um harmonioso efeito estético.

Além de que as peças escolhidas são de cor clara, e estas aumentam até 30% a reflexão da luz solar, contribuindo assim para a economia de energia. E ainda são uma solução extremamente prática, pois podem facilmente serem reutilizadas, uma vez que as peças encaixam umas nas outras com facilidade. Isto permite que sejam retiradas e colocadas noutro local sem a necessidade de realizar uma grande obra.

Oferecem assim um resultado sustentável ao projeto. Quer saber mais sobre as vantagens de contratar um arquiteto para o seu projeto? Veja aqui, e compreenda porque o arquiteto pode tirar o melhor partido das condições existentes e obter o resultado final com que sempre sonhou.

Remodelação de armazém ABV. Entrada, vista posterior. Projeto Obra Atelier

Eliminar dores de cabeça

A remodelação de armazém pode ser muito proveitosa neste tipo de armazém, já que tem uma ótima relação custo-benefício. Como são reformulados com base num material muito utilizado (tijolo existente) e que muitos profissionais sabem trabalhar, é possível encontrar várias propostas de mão de obra a um preço mais reduzido do que o que aconteceria em estruturas metálicas, por exemplo.

Nós do Obra Atelier, estamos aqui para o ajudar neste processo de remodelação de armazém seja em serviço chave na mão, ou apenas com o projeto. o bom gosto estético, preocupação com o funcional, além do respeito pelos processos e fases, como os cronogramas e orçamento, ou a valorização do imóvel e sobretudo eliminar as suas dores de cabeça são as bases do nosso trabalho.

Gostou deste projeto? Pode nos seguir no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a saber de todas as nossas atualizações e novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com