Arquitetura e Branding para o sucesso do seu negócio.
Arquitetura e Branding para o sucesso do seu negócio. Tapas e Snack bar 25. Projeto Obra Atelier

Vantagens da Arquitetura alinhada com o Branding

Empresas de todos os tamanhos e segmentos têm apostado cada vez mais na arquitetura e branding para alcançar o sucesso. Trabalham os conceitos da marca e aplicam-nos numa identidade visual forte para passar uma mensagem clara ao seu público.
Assim, além da ergonomia e do bem-estar dos trabalhadores, a arquitetura para empresas e negócios passou a alinhar-se com o branding da marca e a fazer parte dos espaços da empresa, do restaurante, da loja, ou do negócio.

Historicamente, as empresas acreditavam que a marca era apenas um logotipo bem desenvolvido, mas na realidade é mais do que isso. Uma marca forte permite que uma empresa seja facilmente reconhecida, evoca sentimentos positivos em relação aos serviços ou produtos que fornece e facilita a diferenciação no mercado. É bem definida, compreendida e medida dentro do seu mercado e alavanca uma imagem poderosa para o seu público.

Conheça um excelente exemplo do edifício de escritórios para Tipografia que se alinha com a marca da empresa. Projeto do Obra Atelier.

E as empresas que dedicaram tempo a estabelecer uma presença de marca são agora as que estão a ganhar participação de mercado num ritmo surpreendente.

Para ajudá-lo a compreender esta tendência, vamos explicar-lhe o que é e quais as vantagens de trabalhar a arquitetura alinhada com o branding!

Arquitetura e Branding para o sucesso do seu negócio. entender o branding. Blog Obra Atelier

Branding, em que consiste?

Primeiramente faz sentido entendermos em que consiste o Branding. O termo ‘branding’ traduzido para português significa: marca. Só isso, parece simples não é? Mas o que a tradução esconde é um conceito muito mais profundo e delicado.
Em que consiste afinal o branding? Branding é a gestão de marcas.

Este é o processo de criação de uma perceção forte e positiva de uma empresa, dos seus produtos ou serviços na mente do cliente, combinando elementos como logotipo, arquitetura, design, missão e uma linguagem consistente em todas as comunicações de marketing. Uma marca eficaz ajuda as empresas a se diferenciarem dos seus concorrentes e a construir uma base de clientes fidelizados.

Arquitetura e Branding para o sucesso do seu negócio. Citação Steve Jobs. Blog Obra Atelier

1. Por que o branding é importante?

O branding é absolutamente crítico para um negócio devido ao impacto geral que causa na sua empresa. O branding pode mudar a forma como as pessoas percebem a sua marca, pode impulsionar novos negócios e aumentar o reconhecimento da marca.

Para desenvolver uma marca, requer o envolvimento de muitas áreas, incluindo a arquitetura, a publicidade, o atendimento ao cliente, ou o logotipo por exemplo. Todos estes elementos e muitos mais, trabalham juntos para criar um perfil profissional único, que chama a atenção e fica retido na mente do cliente de forma muito positiva.

2. Branding obtém Reconhecimento!

A razão mais importante pela qual a marca é importante para um negócio é, porque é assim que a empresa obtem reconhecimento e se torna conhecida pelos consumidores. O logotipo e a arquitetura são dos elementos mais importante do branding, sobretudo neste aspeto, pois é essencialmente a cara da empresa.

É por isso que o design de um logotipo deve ser poderoso e facilmente memorável, causando impressão positiva na pessoa à primeira vista.
Bem feita, a identidade visual profissionaliza a comunicação visual da marca, desde o cartão de visita até o layout do site, incluindo a fachada e o interior da loja física, se for o caso. Além disso, ela permite que mantenha um senso de unidade, caso queira expandir o negócio com a construção de novas lojas, por exemplo.

3. A marca aumenta o valor do negócio!

O branding é importante quando se tenta gerar negócios futuros, e uma marca fortemente estabelecida pode aumentar o valor do seu negócio, dando à empresa mais vantagem no setor. Isso torna o seu serviço ou produto uma oportunidade de investimento mais atraente devido ao seu lugar firmemente estabelecido no mercado.

4. Branding gera novos clientes!

Uma boa marca não terá problemas em angariar negócios de referência. Uma marca forte geralmente significa que há uma impressão positiva da empresa entre os consumidores, e é provável que eles façam negócios consigo devido à familiaridade e confiabilidade assumida de usar um nome em que possam confiar. Assim que uma marca estiver bem estabelecida, o boca a boca será a melhor e mais eficaz técnica de publicidade da empresa.

5. Melhora o orgulho e a satisfação do funcionário!

Quando um funcionário trabalha para uma empresa com uma marca forte, ele realmente defende a marca, fica mais satisfeito com o seu trabalho e tem um grau maior de orgulho pelo trabalho que realiza. Trabalhar para uma marca que é conceituada e sentida em alta consideração pelo público, torna o trabalho para aquela empresa mais agradável e gratificante. Ter um escritório, um espaço de trabalho que transmita a marca, ajuda os funcionários a sentirem-se mais satisfeitos e a ter um sentimento de pertença à empresa.

6. Cria confiança no mercado!

Uma aparência profissional e uma marca bem planeada ajudam a empresa a construir confiança nos consumidores, clientes em potencial e clientes. É mais provável que as pessoas façam negócios com uma empresa que tenha um espaço refinado e profissional. Ter uma marca adequada dá a impressão de ser um especialista do setor e faz com que o público sinta que pode confiar na sua empresa, nos produtos e serviços que oferece e na forma como trata os negócios.

Entendendo a arquitetura alinhada com o Branding

O branding não é algo ensinado nos cursos de arquitetura. No entanto, projetar um edifício e construir uma marca têm muito em comum. Num mundo cada vez mais integrado, a multidisciplinareidade das equipas mais do que nunca, passou a ser uma necessidade, com a inclusão de diferentes áreas no projeto, e o branding é uma delas.

“Branding é um serviço que estamos a aplicar na maioria dos nossos projetos de empresas e negócios. Ele assegura a transversalidade das várias áreas necessárias para a divulgação do negócio do nosso cliente. É uma parte vital de implementação do seu negócio no mercado.«  Afirma Carlos Costa, Responsavel pelo atelier de arquitetura Obra Atelier

Elaborar valores da marca com o cliente numa fase inicial do projeto de arquitetura, em vez de os implementar após a conclusão da construção, traz resultados impressionantemente coerentes. Eles levam ao sucesso dos clientes e a um excelente trabalho na arquitetura. Pois envolve imediatamente o foco do cliente, tanto estreitando a visão de longo prazo quanto expandindo o briefing.

Imersão na marca na fase inicial do projeto passam a definir tudo, desde o nome do hotel por exemplo, o desenho do edifício, a sinalização, o mobiliário, até os menus, o site ou a presença digital: os ‘360 graus completos ‘com visualização 3D. O Obra Atelier até ajudou a desenhar os uniformes dos funcionários.

Arquitetura e Branding para o sucesso do seu negócio. Paleta de cores. Projeto Obra Atelier

Quando se chega a uma identidade de marca, ocorre uma partilha cruzada entre o design gráfico e a arquitetura. Uma paleta de cores é concebida para ser usada em todo o projeto, usada de forma coesa através dos materiais de construção, acabamentos, tecidos e gráficos.

Até mesmo o trabalho arquitetónico « puro » foi alterado pela atitude multidisciplinar da prática. Embora os projetos de reformulação de casas ou casas novas não exijam uma identidade visual de negócios, a prática beneficiou da adoção de uma « atitude de marca »: através da forma como se aborda um briefing e como se comunica com um cliente.

Abrangência do branding: transversal a arquitetura e a todo o projeto de marca da empresa

O branding é necessário, não importa em que área de negocio esteja. Na verdade, é mais importante do que nunca hoje, porque vivemos num mundo altamente visual e sobrecarregado de informações.

E não importa se estamos a criar o espaço de uma nova empresa, ou a reformular o espaço de uma existente mesmo que esta lidere o mercado e seja uma empresa de sucesso. Pois esta pode ter ainda mais sucesso, vale a pena tornar a marca do seu negócio uma prioridade. A arquitetura é uma indústria extremamente visual, o que apenas reforça a importância de dar à sua marca um toque visual forte através desta ferramenta que é a arquitetura.

“O edifício também é marca”, afirma Carlos Costa, Arquiteto responsável pelo Obra Atelier. Embora o branding e arquitetura sejam disciplinas diferentes, aplicamos o mesmo tipo de pensamento e estratégia. Fazemos as perguntas do como: ‘Como as pessoas vão usar este espaço?’ e ‘Como vai ser a experiência do usuário?



O branding pensado com a arquitetura é fundamental para criar essa conexão entre o espaço físico da empresa, da loja, da escola, do hotel por exemplo, quer disponibilizem serviços ou produto, e a identidade da empresa, tornando o espaço uma representação física do que a marca representa.

O branding pode ser totalmente abrangente, incluindo as atas das reuniões, os documentos dos orçamentos, bem como o logotipo fixo na parede, ou a sinalética dos compartimentos. Este não se limita ao edifício físico, nem ao logo da marca, mas sobretudo através dos canais que o comunica.

A experiência no Obra Atelier tem sido reveladora de que é importante oferecer um serviço semelhante juntamente com a arquitetura: trabalhar a marca para além do desenho dos edifícios e fornecer assim uma identidade empresarial totalmente integrada.

Fazer um projeto de arquitetura alinhado com branding é muito mais caro?

Não, pois os elementos que fazem parte de um projeto de arquitetura ou interiores para empresas são basicamente os mesmos, sejam eles regidos por um manual de branding de empresa ou não.

O uso criterioso dos elementos do manual de branding de empresa na organização espacial de um escritório é a responsabilidade principal de um bom projeto de arquitetura, culminando num espaço recetivo, agradável, proactivo para o trabalho dos funcionários e que é imediatamente identificado como pertencente à empresa proprietária por clientes ou visitantes.



Ficou esclarecido da importância de alinhar a arquitetura com o branding da empresa ou do seu negócio? O arquiteto juntamente com a sua equipa técnica multidisciplinar, e consigo decidirão as melhores opções e necessidades especificas para que a arquitetura seja uma ferramenta para o sucesso do seu negócio. Venha descobrir! Consulte-nos e saiba mais. 🙂

Também nos pode seguir no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a saber de todas as nossas atualizações e novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com