Porque contratar um arquiteto? 5 brilhantes vantagens.
Porque contratar um arquiteto? O arquiteto por formação e experiência é o profissional que está sempre a par das novas tendências estéticas, novas técnicas e processos de construção e potencial criativo sem limites.

Que profissional contratar para a minha obra?

Porque contratar um arquiteto? Se está a pensar reformular um apartamento ou se comprou um terreno para construir a sua casa e fazer dele um espaço aconchegante, elegante e perfeito para morar, ou uma loja para o seu negocio, pode ter duvidas de qual será o melhor profissional a contratar. Será melhor um arquiteto, um engenheiro ou gerir sozinho a obra com o empreiteiro?
Contratar um arquiteto não é um luxo, mas sim uma necessidade. Consegue confiar o seu maior sonho nas mãos de alguém que não é profissional?

O arquiteto por formação e experiência é o profissional que está sempre a par das novas tendências estéticas, novas técnicas e processos de construção e potencial criativo sem limites.
Também está informado dos novos materiais que vão surgindo no mercado, e assim orientar de forma mais clara e económica em todas as opções.

Porque contratar um arquiteto? cinco brilhantes vantagens. A sua obra não é apenas um projeto mas uma casa ou uma loja.

A sua obra não é apenas um projeto!

A sua obra não é apenas um projeto, mas sim um sonho que se vai tornar realidade, seja o sonho da casa própria, ou o espaço comercial, a loja para o seu negocio carregado de expectativas.

« O objetivo final do arquiteto … é criar um paraíso. Cada casa, cada produto da arquitetura … deve ser um fruto do nosso esforço para construir um paraíso terrestre para as pessoas. » Alvar Aalto

Certamente não pretende que este sonho se transforme num pesadelo! Fuja do seu controle: não resulte nas expectativas sonhadas, carregado de problemas em obra, sem saber o que fazer para os resolver. Ou ultrapasse o orçamento ou o tempo previsto. Pois acredite que vão surgir problemas, e não vão ser poucos. Por isso saiba aqui porque contratar um arquiteto é o melhor a fazer.

O que faz um arquiteto?

Antes de tudo, o arquiteto é o único profissional habilitado para fazer projetos de arquitetura. Como resultado ajuda-o a rentabilizar e otimizar o seu investimento. Um edifício bem concebido e energeticamente eficiente significa poupança nos custos de construção e manutenção.
Com efeito, cada vez mais se associa a valorização patrimonial a uma perspetiva de inovação, estética e técnica. E lembre-se que, quanto mais cedo o arquiteto for envolvido no processo, maior será a sua capacidade de atuação.

Um engenheiro ou um empreiteiro substituem um arquiteto?

Não, nem um engenheiro, nem um empreiteiro, substituem o arquiteto. Em resumo, Os empreiteiros constroem o que foi projetado pelo arquiteto, e os engenheiros trabalham conjuntamente com o arquiteto nas várias especialidades, tornando possível a execução global do projeto para a construção. Contratar um empreiteiro e fazer obras sem a orientação de um arquiteto pode parecer, inicialmente, mais barato, no entanto, esse é o barato que pode sair caro.

Neste texto vai descobrir porque deve contratar um bom arquiteto e as vantagens de o fazer:


Porque contratar um arquiteto? 5 brilhantes vantagens. Arquiteto elabora estudos e projetos relacionados com as edificações, procurando de forma criativa as soluções mais adequadas às necessidades que lhe são comunicadas.

Confira aqui as 5 brilhantes vantagens de contratar um arquiteto.

1. Sustentabilidade e valorização da obra

O arquiteto tem uma formação que o habilita a unir criatividade, técnica, funcionalidade e estética, contribuindo com a valorização do seu imóvel. Um arquiteto, entre outras atividades, elabora estudos e projetos relacionados com as edificações, procurando de forma criativa as soluções mais adequadas às necessidades que lhe são comunicadas. O arquiteto trabalha, assim, no sentido de lhe proporcionar uma maior qualidade de vida. Ajuda-o a tomar decisões, explorando todos os cenários possíveis, encontrando consigo a solução que melhor se adapta às suas necessidades.

2. Construir com segurança

O investimento na construção ou reformulação de um imóvel necessita de um bom orçamento, assim uma obra feita sob orientação de um arquiteto torna o seu investimento seguro, pois oferece menores riscos e propensão a erros e perdas de tempo.
Além disso, o arquiteto tem também o dever de garantir a conformidade da intervenção a realizar com a legislação aplicável, tendo mesmo na generalidade das situações de apresentar um termo de responsabilidade que acompanham os projetos por si elaborados. No termo o arquiteto assume todas as responsabilidades legais e regulamentares aplicáveis, designadamente, as normas técnicas gerais e específicas de construção, os instrumentos de gestão territorial, o alvará de loteamento ou a informação prévia, quando aplicáveis.

3. Economia

Contratar um arquiteto pode custar 10 a 20% do valor da obra, no entanto varia de local para local. E isso com certeza não é um gasto, mas sim um investimento com retorno imediato e também um investimento a longo prazo, com valorização do imóvel.
Contratar um especialista de qualquer área é sempre um investimento quando se procura qualidade. Ao longo de todo o processo, o arquiteto auxilia o cliente na tomada de decisões que otimizam o seu investimento, na procura constante da melhor relação qualidade/preço nas diferentes opções construtivas.
Também terá uma grande economia de materiais, já que o arquiteto pode ajudar e orientar na melhor opção enquanto custo e beneficio disponível no mercado.
Assim, na sua globalidade, todo o processo (projeto e obra) não ficará mais caro se for envolvido um arquiteto desde o início.

4. Beleza X funcionalidade

Estes são um dos pontos mais desejados pelos clientes. Quem não quer ter uma casa, ou um espaço maravilhoso e com funcionalidade perfeita, e economizar onde vai investir tanto dinheiro? E nisso o arquiteto é altamente capacitado para fazer.
O arquiteto irá ouvi-lo em todas as etapas do projeto e da obra a fim de criar um espaço que seja exatamente o que tem sonhado e que expresse sua personalidade. Quando o arquiteto entrega a chave, entrega um projeto maravilhoso que faz os seus olhos brilharem.

Claro, que o arquiteto também se preocupa com a funcionalidade. Não basta que a casa, a loja ou o apartamento sejam lindos. Tambem têm de ser práticos e funcionais e atender às necessidades de quem vai usar o espaço. Por isso, o arquiteto em reuniões procura entender o seu estilo de vida e seus hábitos: se gosta de receber, se é mais noturno ou diurno, se gosta ou pratica algum desporto. No caso do negocio que desenvolve, vai procurar entender os clientes que espera receber e a imagem que pretende passar aos seus clientes.
As opções do arquiteto quando trabalha no seu projeto são de acordo com o seu perfil, de forma a entregar um espaço que melhor atende às suas necessidades. Afinal, irá morar lá, ou disso depende o seu negocio. O arquiteto não entrega apenas um projeto e uma obra que vão ficar maravilhosos no seu Instagram, entrega um espaço que vai fazer maravilhas na sua vida.

5. Sem preocupações ou stress

São inúmeras as preocupações e stress que uma obra pode trazer:
5.1. A parte burocrática da documentação;
5.2. A escolha certa da organização/funcionalidade dos espaços ;
5.3. A escolha certa de cada material;
5.4. A gestão das várias empreitadas.
Pode no inicio parecer uma boa opção fazer as obras apenas com o empreiteiro, mas fazer sem a orientação de um arquiteto pode deixar a situação muito complicada. Durante a obra são muitos os imprevistos: tubagens que podem furar, o empreiteiro não cumprir o prazo estabelecido, as carpintarias que não chegam, os moveis que não passam na porta… enfim.

Quando faz as obras apenas com a sua orientação, ou a do empreiteiro, assim terá de resolver os problemas que forem surgindo. com toda a certeza terá de selecionar e comprar os materiais. Além de que terá de contratar cada empreitada ou profissional envolvido. E sim, do mesmo modo terá de resolver as tubagem furadas, a obra atrasada, os prazos das carpintarias, e o móvel que terá de entrar pelas janelas.
Já ouvimos relatos de donos de obra que tentaram fazer sozinhos a obra e não sabiam que, em determinado momento, há profissionais de várias especialidades envolvidos, cada um responsável por um momento específico da obra. O resultado foi que a pessoa desconhecia o momento de contratar o profissional certo, como o carpinteiro ou o homem da climatização. Em consequência, por exemplo acabou por gastar muito mais do que deveria, tanto em tempo como em dinheiro. Com um arquiteto e serviço chave na mão, ela não teria tido esse problema.

Porque contratar um arquiteto? 5 brilhantes vantagens. Contratar um escritório, como o Obra Atelier, irá lhe oferecer uma série de vantagens e, de entre as mais valiosas, a certeza de que irá morar ou ter o espaço com que sempre sonhou.

Construir sozinho pode transformar a sua vida num inferno

Pode parecer uma boa opção inicialmente, mas fazer o projeto e a obra sem a orientação do arquiteto pode complicar imensamente a sua vida. Durante a obra muitos imprevistos acabam por surgir:
Sim, porque qualquer obra deve ser precedida de um projeto.
O arquiteto tem os conhecimentos, as habilitações académicas e legais para fazer a avaliação das condições de investimento, elaborar os projetos de arquitetura, coordenar projeto e obra, tirando o melhor partido das condições existentes.
Além disso, a sua formação e conhecimentos, permitem-lhe ver o projeto no seu todo. Poupa-lhe tempo por saber planear, gerir e coordenar o processo de projeto, ultrapassando as suas preocupações.

O arquiteto valoriza o imóvel

Se tem um sonho em mente de construir ou reformular uma casa ou loja, o profissionalismo de um arquiteto irá tornar seu sonho mais real. Isso porque, com o rigor estético de um profissional de arquitetura, o ambiente ficará muito mais bonito, aconchegante e funcional. Quando chegar o momento de mudar de casa, ou loja, o futuro comprador vai chegar e os seus olhos vão brilhar e a probabilidade de ele fechar um negócio consigo serão maiores. Isso sem contar que o investimento que fizer agora, terá retorno mais a frente, afinal, o seu apartamento vai se valorizar e poderá ser vendido a um preço maior e o valor das obras serão abatidos no imposto de mais valias. Excelente, não é?

Bom gosto estético, preocupação com o funcional, alem do respeito pelos processos e fases, como os cronogramas e orçamento, ou a valorização do imóvel e eliminar as suas dores de cabeça são as bases do trabalho do arquiteto. Contratar um escritório, como o Obra Atelier, irá lhe oferecer uma série de vantagens e, de entre as mais valiosas, a certeza de que irá morar ou ter o espaço com que sempre sonhou.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com