Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o fôlego
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. Douro Royal Valley Hotel, Portugal. Blog Obra Atelier

Piscina infinita, uma autêntica inspiração!

É provável que já tenha visto uma piscina infinita. Aquelas piscinas incríveis onde a água desaparece na borda, misturando-se perfeitamente com o horizonte.

Estas piscinas altamente luxuosas já não são apenas privilégio dos hotéis. Agora é perfeitamente possível ter uma piscina infinita no seu jardim.
O conceito surgiu na ilha de Bali, na Indonésia, quando o desenho das piscinas de alguns dos mais luxuosos hotéis pretendia recriar o efeito dramático dos terraços de arroz. As piscinas de borda infinita, que produzem o efeito visual da água a estender-se até ao horizonte, começaram então a ser replicadas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, surgiu, inicialmente, sem terraços de arroz, mas com patamares vinhateiros, cidades históricas, rios fotogénicos…. a panorámica é sempre belíssima. E a inspiração é imediata!

Neste post, damos-lhe 12 exemplos destas piscinas fascinantes para que se inspire. Também lhe explicamos como funcionam e como podem ser construídas.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Belmont, Caruso Italia. Blog Obra Atelier

O que são piscinas infinitas?

Uma piscina infinita é uma piscina que se integra com o meio envolvente, visto que a água parece desaparecer ao longo de uma ou mais bordas da piscina. Quando se olha para uma destas piscinas inovadoras, é fácil compreender porque motivo a piscina parece não ter bordas dos lados.

Geralmente, as piscinas infinitas são construídas em locais inclinados, e assim permitem uma vista totalmente desimpedida da envolvente, sem a parede da piscina a bloquear a visão. É altamente impressionante e cria um ambiente incrível realçando a verdadeira beleza da paisagem, seja da cidade movimentada, ou do campo. Uma piscina infinita é o local perfeito para observar o horizonte e contemplar o pôr do sol.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Belmont, Caruso Italia. Blog Obra Atelier

Além disso, fica cercado pelo som calmante da água em cascata, já que a borda infinita cria um efeito de cachoeira, com a água a cair constantemente da borda da piscina. Esses elementos criam um ambiente incrivelmente calmo e relaxante, ideal para aliviar o stress no final de um dia difícil ou para desfrutar de momentos de qualidade com os seus entes queridos.

Até há relativamente pouco tempo, apenas os hotéis mais luxuosos e as casas de celebridades tinham piscinas de borda infinita. No entanto, graças aos avanços na tecnologia de piscinas, agora é possível desfrutar de uma piscina infinita nos nossos próprios jardins também.

Veja aqui um exemplo de uma casa com piscina num projeto desenvolvido pela equipa do Obra Atelier.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Belmont, Caruso Italia. Blog Obra Atelier
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Grace Santorini, Santorini, Grécia. Blog Obra Atelier

As piscinas infinitas são seguras para nadar?

As piscinas infinitas tornaram-se famosas, originalmente, quando os vídeos da piscina na cobertura do Marina Bay Sands Hotel em Singapura se tornaram virais nas redes sociais. As pessoas ficaram impressionadas com a beleza da piscina infinita e não conseguiam entender como era seguro nadar sem ser arrastado pela borda.

No entanto, podemos confirmar que as piscinas infinitas são totalmente seguras pela forma inovadora como foram concebidas e construídas. A parede da piscina na borda infinita é construída um pouco mais baixa do que as outras paredes, de modo a que não atinja mais do que o nível da água e não possa ser vista de lado ou de dentro da piscina. Essa parede também é construída em ângulo inclinado para fora da piscina, sendo precisamente essa parede que cria o efeito cascata sobre a borda do infinito.

Como é certo, essa água tem de ir para algum lugar, pelo que seria muito perigoso ter uma queda de água a cair do telhado de um hotel numa cidade, por exemplo. É aqui que o projeto da piscina infinita se torna realmente inteligente. Uma piscina menor, conhecida como tanque de compensação ou retenção, é construída abaixo da borda do infinito, de modo que é completamente invisível visto da própria piscina. Este tanque de retenção recebe a água que cai e devolve-a à piscina principal num ciclo contínuo. A piscina infinita nunca se esvazia e não há desperdício de água, tornando a piscina sem bordas tão ecologicamente fiável quanto uma piscina normal.

As paredes da piscina infinita na borda mais rebaixada são especialmente reforçadas para suportar o peso extra da água a cair continuamente sobre elas. As piscinas infinitas são tão seguras para nadar como as piscinas normais. É basicamente uma ilusão de ótica extremamente inteligente que adiciona um elemento extra de novidade e luxo ao design da sua piscina.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Ubud Hanging Gardens, Indonésia. Blog Obra Atelier

Como são construídas as piscinas infinitas?

O processo de construção de uma piscina infinita é ligeiramente diferente em função do material que for escolhido. As piscinas infinitas podem ser construídas em betão ou fibra de vidro. Ambos os materiais oferecem a resistência e a durabilidade necessárias para criar uma piscina desta complexidade.

Piscinas de betão são construídas a partir do zero e no respetivo sítio, não há molde ou « concha ». Isso significa que todos os detalhes devem ser vistos previamente com o profissional de arquitetura e o construtor da piscina. De certa forma, é mais fácil construir uma piscina infinita de betão. O projeto pode ser criado para se adequar perfeitamente ao sítio e adaptar-se às suas preferências.

As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas, portanto, as « conchas » da piscina vêm numa variedade de estilos e tamanhos que poderá escolher. Estas « conchas » de piscina vêm como acabadas e são difíceis de personalizar. Assim, se quiser uma piscina infinita feita de fibra de vidro é necessário um trabalho extra significativo para criar uma borda infinita na « concha » da piscina padrão. As piscinas infinitas de fibra de vidro podem não ser adequadas para todas as localizações, já que alguns lugares não são adequados para um tamanho ou formato padrão da « concha » da piscina de fibra de vidro. Desta forma, pode ser necessário fazer a piscina infinita em betão criada a partir do zero.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no Four Seasons Safari Lodge Hotel, serengeti. Blog Obra Atelier

No entanto, uma coisa que estes dois tipos de piscina infinita têm em comum é que têm de ser construídas em locais inclinados. É esse fator que vai permitir a melhor vista e criar a impressão de que a água da piscina se mistura com o horizonte. Por isso, se o seu terreno não se inclina naturalmente, será necessário criar uma inclinação artificial construindo a piscina parcialmente acima do solo.

Este aspeto só puderá ser visto como um problema com as piscinas de betão, uma vez que estas são projetadas para se adequar ao seu terreno especificamente. O processo de construção de uma piscina infinita é altamente técnico, e normalmente são necessárias várias semanas para que o projeto esteja concluído. Ainda poderá ser um processo mais longo no caso de ser uma piscina de betão, pelo que esta será criada totalmente a partir do zero, e também precisará de revestimento quando estiver concluída. No entanto, pode sempre encarar com a perspetiva de que tem a vantagem de poder criar uma piscina totalmente exclusiva para si, que reflete as suas aspirações e desejos.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no 137 Pillars Residences Bangkok, Thailand. Blog Obra Atelier

Quanto custa uma piscina infinita?

Os custos da piscina infinita variam consideravelmente. Cada projeto é diferente para se adequar ao terreno onde a piscina será construída. Por este motivo, torna-se muito difícil obter uma estimativa precisa, mas há uma série de custos padrão que têm de ser tidos em consideração.

O principal custo envolvido na construção de uma piscina infinita é a criação do tanque de compensação. Este tanque consiste, essencialmente, numa piscina menor, construída abaixo da piscina principal, que deve ser capaz de reter um terço da quantidade de água da sua piscina principal. Também deve ser construído com o mesmo nível de resistência e segurança da piscina principal, portanto, exige uma quantidade considerável de trabalho e aumenta significativamente o custo da sua piscina sem bordas.

O segundo fator é o trabalho extra de engenharia envolvido na construção de uma piscina infinita. É um trabalho complexo e especializado que só pode ser executado por um profissional qualificado em estruturas. A estrutura deve ser extremamente forte, suportável e totalmente segura, com trabalho de reforço extra realizado nas bordas infinitas.

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no Douro Royal Valley Hotel, Portugal. Blog Obra Atelier
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Grace Santorini, Santorini, Grécia. Blog Obra Atelier

No entanto, o custo da sua piscina dependerá das condições particulares e específicas do seu terreno e do projeto que decidir para a sua piscina. Em média, pode prever gastar mais 25% do que gastaria numa piscina normal, mas é importante consultar um construtor de piscinas experiente, tendo em conta que esta é a única forma de obter uma estimativa realista para a sua piscina. Além disso, se está a ponderar que a construção da sua piscina infinita seja reflitida numa tecnologia inteligente, procure ter algum dinheiro extra disponível para a adequar a essas especificações.

Uma piscina infinita é uma forma maravilhosa de agregar valor à sua casa. Esperamos que se inspire nestes exemplos incríveis. Encontre inspiração para aquele que será o estilo que procura para a sua piscina!

1. Casa do Moinho, Gerês, Portugal

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no Four Seasons Safari Lodge Hotel, serengeti. Blog Obra Atelier
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Ubud Hanging Gardens, Indonésia. Blog Obra Atelier
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no Douro Royal Valley Hotel, Portugal. Blog Obra Atelier
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Grace Santorini, Santorini, Grécia. Blog Obra Atelier


6. Belmond Hotel, Caruso, Italia

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Belmont, Caruso Italia. Blog Obra Atelier


7. Alila Ubud Hotel, Bali, Indonésia

Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Alila Ubud Hotel, Bali Indonesia. Blog Obra Atelier
Piscina infinita: 12 piscinas de tirar o folego. piscina infinita no hotel Burj Al Arab, Jumeirah, Dubai. Blog Obra Atelier




9. The resort Pedregal, Mexico




10. 137 Pillars Residences Bangkok, Thailand




11. Vidamar Resorts, Madeira, Portugal


12. Villa Honegg Hotel, Switzerland

Confira no Pinterest do Obra Atelier as piscinas que melhor se adequam às suas necessidades, desejos e maiores sonhos. Procura uma ajuda para dar início ao processo? Contacte-nos aqui.😉

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com