Piscina de sal, como funciona e quais as vantagens?

Piscina de Sal? Ou piscina de cloro?…. Qual escolher?

Pretende construir uma piscina, mas não sabe por onde começar? Qual o melhor método para tratar a água? Que sistema optar? Piscina de Sal ou piscina de cloro?
Uma piscina de água salgada é uma alternativa a uma piscina de cloro tradicional. Embora não se adicione pastilhas de cloro à piscina de água salgada, ela contém na mesma cloro. Apenas tem uma quantidade menor que é gerada pelo aparelho de sal. Isso significa que em vez de adicionar cloro à água da piscina, é adicionado sal e a maquina do sal converte-o em cloro.

Por isso se chama de piscina de água salgada porque é adicionado sal à água numa quantidade suficiente para permitir que a máquina funcione, o que também torna a água mais sedosa. Uma piscina de água salgada contém 10 vezes menos sal do que o oceano. Algumas pessoas acham este tipo de piscina menos agressiva para o cabelo, os olhos e a pele do que uma piscina de cloro.

A Eletrólise por Sal (também conhecida por Cloração Salina) é um tratamento de piscina com sal e é uma ótima solução de desinfeção automática da água da sua piscina. Como é que funciona e quais as suas vantagens? Vamos descobrir aqui!

Piscina na Casa das Ondas. Projeto Obra Atelier.


Piscina de água salgada…. é como a água do mar?

Já nadou no mar e encheu a boca com água do mar e pensou: “Hum, como seria ter uma piscina com água assim, com sabor salgado? ” Sim?…. Melhor não, porque para sua sorte e do seu paladar, não é isso que uma piscina de água salgada é.

Numa piscina de agua salgada, o sabor do sal é muito suave e realmente agradável. Teria de estar a volta de 50.000 ppm (partes por milhão) para ser como a do mar, e o intervalo numa piscina de sal é normalmente de 3.000 a 4.000 ppm.
Para as piscinas, a « água salgada » é cerca de 1/10 do nível de salinidade do mar, é mais como uma lágrima ou solução de lente de contato.

Piscina de sal, como funciona e quais as vantagens? Casa da piscina infinita. Remodelação e Projeto Obra Atelier

Casa da piscina infinita. Projeto Obra Atelier

Piscina de Sal, o que é?

Se não é como a água do mar…. afinal o que é uma piscina de sal? As piscinas de sal, ou água salgada, são piscinas que dispõe de um sistema de tratamento das águas por cloração salina, substituindo os tratamentos de cloro, ou simplesmente para aproveitar as propriedades saudáveis da água salgada.

Este sistema também é conhecido como desinfeção por eletrólise de sal. O sistema usa eletricidade para transformar o sal em cloro, que limpa a piscina. O seu funcionamento é muito simples: basta colocar uma pequena quantidade de sal (pode ser usado sal de cozinha para o efeito) diretamente na água da piscina.

O aparelho de sal (bomba doseadora) é montado no sistema de circulação da água da piscina e a água é tratada devido ao processo de eletrólise. Normalmente utiliza-se cerca de 4 gramas de sal por cada 1000 litros de água. No final, depois das impurezas presentes na água terem sido oxidadas, o cloro é novamente convertido em sal, o que significa que o sal está sempre presente numa piscina de sal.

Numa piscina mais tradicional com tratamento de cloro, as pastilhas ou grânulos de cloro são adicionados fisicamente numa base regular para o mesmo propósito.

Em ambos os tipos de piscina, é importante verificar os níveis de pH e alcalinidade da piscina para que permaneça higienizada e os produtos químicos permaneçam equilibrados.

Casa do jardim com piscina. Projeto Obra Atelier


O que é um aparelho de eletrólise, ou máquina do sal?

A palavra “Eletrólise” vem do grego e significa “destruição por eletricidade”.
A máquina possui dois componentes principais: a célula e a placa de controle. O seu princípio é simples: a água ligeiramente salgada passa através de uma célula elétrica, uma série de grades metálicas com uma corrente de baixa voltagem criam uma reação que converte o sal em pequenas bolhas de cloro puro. Depois de sair da máquina do sal, este cloro puro reage com a água para formar o objetivo final. Como resultado, estas moléculas transformam-se em hipoclorito de sódio (uma forma de cloro). Uma vez destruídas as algas e bactérias, este cloro volta-se a transformar em sal.

Piscina de sal, como funciona e quais as vantagens? Esquema da maquina do sal. Blog Obra Atelier

Uma máquina de sal (bomba doseadora) é muitas vezes chamada incorretamente de filtro de água salgada. Isso é impreciso, pois a máquina não filtra a água da piscina. Um filtro separado de água salgada remove os detritos da piscina.
Para uma boa escolha do aparelho de eletrólise, é fundamental ter em conta a sua fiabilidade e performance. A célula para ser durável deve ser de titânio (metal muito resistente), e deve ainda possuir um sistema de autolimpeza (a inversão de polaridade impede a acumulação de calcário). Como a produção de cloro é limitada, o modelo escolhido deve ser adequado ao volume da piscina.

Piscina infinita, Hanging Gardens of Bali Hotel, Indonésia

Vantagens da Piscina de Sal

Existem vantagens numa piscina de água salgada que fazem dela uma excelente opção:
1. Suave na pele e nos olhos. As piscinas de água salgada produzem água com uma sensação mais suave como a seda por causa do sal, que muitos acham desejável.
2. Custo anual mais baixo. Como as células de sal num sistema de água salgada apenas produzem cloro quando necessário, as piscinas exigem muito menos manutenção quando comparadas às piscinas tradicionais com cloro;
3. É automatica. A desinfeção da água da piscina é regulada e efetuada sempre que o eletrolisador de sal estiver em funcionamento (este aparelho é dimensionado conforme a cubicagem da piscina e a sua utilização);
4. É mais económico anualmente. Pois a aquisição de cloro deixa de ser necessária. Só tem de ser acrescentado sal quando a sua concentração baixar, devidas as percas de água que possam produzir-se com o uso da piscina ou evaporação natural.
5. Mais simples. Não é necessário ir à loja de piscinas e carregar com grandes baldes de cloro.
6. Sem alergias. Não necessita manusear ou cheirar o cloro porque a máquina do sal vai produzi-lo para si, o que não provoca qualquer tipo de reação alérgica à produção de cloro devido ao seu manuseamento.
7. Mais saudável. O cloro não « queima » os olhos ou cheira quando se encontra na piscina. É mais fácil para a sua pele e olhos, o que acaba com o ardor e olhos vermelhos, assim como as irritações de pele. Esta é uma mais-valia enorme para quem tem crianças a utilizar uma piscina.

Desvantagens

Também existem desvantagens que devem ser tidas em conta, no entanto não fazem com que a piscina de sal deixe de ser uma excelente opção:
1. Maior investimento inicial. Piscinas de água salgada exigem um investimento inicial maior, o que as torna mais caras do que as piscinas tradicionais;
2. Custo maior em reparações. Tem de desembolsar mais dinheiro para substituir peças como a célula, caso seja necessário;
3. Pode ser fácil negligenciar a piscina. Como a água permanece limpa e o nível de cloro não « queima » os olhos ou a pele, o cloro pode ficar elevado sem que se aperceba ou verifique. Isso pode danificar a piscina ou os componentes da piscina;
4. O sal pode danificar componentes. O sal pode causar danos a certos materiais, portanto, deve evitar o uso de tipos específicos de aquecedores, acessórios, iluminação subaquática, revestimentos e até mesmo metal em alguns tipos de alvenaria;
5. Mais complexas do que as piscinas tradicionais. As piscinas de água salgada geralmente requerem técnicos especialistas, mesmo para problemas menores;
6. Poder esquecer a verificação da água. Cuidado: mesmo que o cloro seja o dobro ou o triplo da quantidade que deveria ser, ele continua a não « queimar » os seus olhos ou a fazer comichão na pele. Agora, se fosse vinte vezes o valor correto, notaria… dolorosamente! Mas não pode confiar em « bem, eu não senti nenhum ardor de cloro hoje » como uma avaliação precisa. Faça a sua manutenção e mantenha a química da água equilibrada.

Piscina na Casa das Ondas. Projeto Obra Atelier.


Um sistema de água salgada funciona com todos os tipos de piscina?

Uma maquina de sal funciona melhor com piscinas de fibra de vidro. Também funciona bem com piscinas revestidas a vinil com painéis de parede de polímero e piscinas de betão com uma superfície interior de azulejos.
Não use sistemas de água salgada em piscinas revestidas a vinil com painéis de metal nas paredes. O sal corroerá os painéis, bem como qualquer corrimão e âncoras de escada feitos de aço galvanizado.

Que tipo de sal usa uma maquina de sal?

Três tipos de sal podem ser usados ​​com eletrolisadores de sal: sal solar, sal evaporado mecanicamente e sal extraído.
O sal solar é derivado da água do mar evaporada pelo sol e contém impurezas, como artémia morta e bactérias. As impurezas fazem com que a máquina do sal (e o filtro de água salgada) trabalhe mais.
O sal evaporado mecanicamente também é feito da água do mar, mas o calor gerado é usado para evaporar a água em vez da luz solar, e assim queima a matéria orgânica. O sal evaporado mecanicamente pode, no entanto, incluir minerais que causam danos à piscina.
O sal extraído é extraído do solo e é considerado a forma mais pura de sal.

Tomando uma decisão 😊

Se puder pagar o custo extra, uma piscina de água salgada pode oferecer benefícios significativos que não consegue obter com uma piscina tradicional com cloro. Quando se trata de fazer uma escolha, no entanto, deve considerar a frequência com que irá realmente usar a piscina, especialmente se morar numa zona que tenha menos dias de sol e temperaturas quentes ao longo do ano.

Após estar esclarecido sobre as piscinas de sal, e com a decisão tomada, verifica que são tantas as opções de formatos, tamanhos, acabamentos e estilos que agora é mesmo difícil decidir qual o desenho ideal da piscina para a sua casa ou apartamento… Para ajudar neste momento inicial, que tal umas inspirações?

Veja aqui no Pinterest do Obra Atelier as que melhor se adequam as suas necessidades, aos seus gostos, aos seus sonhos. Depois de estar inspirado, quer uma ajuda para dar início ao processo? Contacte-nos aqui.😉

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com