Estrutura metálica: vantagens e desvantagens
estrutura metálica, vantagens e desvantagens. Edifício Guggenheim em estrutura metálica que permite formas arrojadas. Blog Obra Atelier

As estruturas metálicas em arquitetura são um tipo de suporte usado na construção civil, composto por perfis metálicos, principalmente aço. Podem ser aplicadas em diversos tipos de projetos e tem como principal vantagem a rapidez.

São reconhecidas pela sua beleza inata, bem como pela sua integridade estrutural e os resultados podem ser inspiradores.

Mas apesar dos muitos benefícios das estruturas metálicas também podem trazer alguns problemas na obra. Quer aprender tudo sobre o assunto e descobrir se é a melhor opção para o seu projeto?
No post de hoje, vamos explicar o que é uma estrutura metálica e mostrar as suas vantagens e desvantagens

Abaixo, projeto de escritórios para tipografia, Litotipo em estrutura metálica. Projeto Obra Atelier. Veja aqui.

Estrutura metálica: vantagens e desvantagens. Projeto de escritórios tipografia litotipo com estrutura metálica. projeto Obra Atelier

O que é uma estrutura metálica?

As estruturas metálicas são um tipo de suporte usado na construção civil, compostas por materiais metálicos, principalmente aço.
Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de projetos, como casas, armazéns, industrias, supermercados, shoppings, centros de distribuição, entre outros.
Assim como outros sistemas construtivos a seco, como Steel Frame e o Wood Frame, casas em estrutura metálica não são ainda uma forma de construção corrente em Portugal. Mas nos EUA e em vários países da Europa, o processo é muito utilizado.

No projeto da especialidade de estabilidade, será definido o tipo de aço da estrutura metálica e de que forma os perfis serão montados. Pode ser utilizado solda ou parafusos, tudo vai depender das peças e perfis utilizados.

Esse sistema construtivo é industrializado, ou seja: todas as peças são produzidas em fábrica e chegam ao estaleiro das obras prontas para montagem. Não é como na construção tradicional onde a estrutura é montada em obra através da junção dos vários componentes, como o betão armado e respectivas cofragens.

É importante saber que é diferente uma estrutura metálica e os varões de aço utilizados nas estruturas de betão armado. Os materiais apresentam propriedades e comportamentos distintos.
As barras de aço trabalham em conjunto com o betão para garantir a resistência do edifício, e produzir o betão armado. Já na estrutura metálica, há diferença de comportamento mecânico e processo construtivo.

Casas modernas com estrutura metálica, veja exemplos sensacionais aqui

Estrutura metálica: vantagens e desvantagens

Vantagens da estrutura metálica

1. Resistência
Ao contrário do que algumas pessoas pensam ou imaginam, as estruturas metálicas podem ter resistência semelhante ou superior ao de outros sistemas construtivos, como o betão armado. Para aumentar ainda mais a durabilidade de uma estrutura metálica, é importante que o material receba alguns cuidados.
Existem pinturas especiais e outros tipos de proteção que elevam a vida útil do metal, protegendo contra corrosão e agentes químicos, além de aumentar a segurança da estrutura em caso de incêndio.

2. Versatilidade
Essa é uma das características mais valorizadas pelos arquitetos em projetos com estruturas metálicas. O sistema permite a construção de vãos mais amplos, sem a interrupção de vigas ou pilares. Dessa forma, há um maior aproveitamento do espaço, o que permite projetos com arquitetura bem interessante.

3. Rapidez na obra
Sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens de uma obra com estrutura metálica. As peças são criadas em fábrica, já com as dimensões e especificações corretas. Dessa forma, a montagem dos perfis de aço é feita rapidamente, já que as peças chegam prontas.
Esse processo requer menos mão de obra e uso de materiais, o que acelera a execução do projeto.

4. Sustentabilidade
A estrutura metálica é um processo construtivo a seco, ou seja, utiliza menos água, madeira e reduz a emissão de poluição (já que os materiais usados não passam por processo de queima).
Além disso, como a obra é finalizada em menos tempo, o processo também acaba gerar economia de água, luz e resíduos no estaleiro da obra.
Outra vantagem da estrutura metálica é que o aço é um material 100% reciclável.

5. A escolha perfeita para quem quer economizar
Optar por elementos estruturais metálicos, dentro de um projeto de arquitetura, e também integra-los no design de interiores é uma maneira inteligente de economizar. É possível obter 30% de economia nos custos de fundações e até 40% na execução de mão de obra comparado com processos convencionais. Além disso, esse material, procura soluções tecnológicas que possam colaborar ainda mais na produção dos projetos, trazendo mais eficiência, qualidade em acabamento e revestimento, e mais riqueza de informação para o espaço.

Veja também: Como a estrutura metálica permitiu criar uma arquitetura contemporânea para uma central de táxis!

6. Solução de material construtivo em parceria com a sustentabilidade
Além de ser versátil e flexível, industrial e funcional, e ideal para combinar padrões de mdf e madeiras, a estrutura metálica é uma grande parceira da sustentabilidade. O aço, por exemplo, reduz o consumo de madeira na obra e a emissão de material particulado.

7. Padronização
Diferente dos outros materiais convencionais, é difícil que uma estrutura metálica tenha desfasamentos.Trata-se da diferença de dimensões das peças em relação ao que foi solicitado no projeto.

8. Custo-benefício
Numa primeira análise, o custo de uma estrutura metálica pode parecer mais caro do que os outros sistemas construtivos, sobretudo devido aos impostos incidentes sobre o aço, e a mão de obra especializada necessária. Mas o sistema é vantajoso financeiramente devido a economia a longo prazo.
Além das fundações da obra serem mais económicas, a estrutura metálica cria menos entulho e, consequentemente, redução de custo no descarte dos resíduos da obra.

Devido a sua rapidez de execução e entrega, as estruturas metálicas também podem apresentar melhor custo-benefício para clientes que usarão o espaço comercialmente, já que o retorno do investimento pode ser mais rápido.

Desvantagens da estrutura metálica

Necessidade de mão de obra especializada
Todo o sistema construtivo que não tenha tradição em Portugal exige uma mão de obra especializada para a sua execução.
Esse cuidado é fundamental na construção das estruturas metálicas para evitar falhas e possíveis danos ao longo do tempo.
O resultado desta necessidade, pode ser a demora para o início da obra, além do custo superior ao da construção tradicional para a sua execução.

Não permite alterações de ultima hora
Esse sistema construtivo é industrializado, ou seja: todas as peças são produzidas em fábrica e chegam ao estaleiro da obra prontas para a montagem. Essa característica faz com que uma obra de estrutura metálica não permita muitas improvisações, porque o arquiteto cria plantas extremamente detalhadas para que nada falhe.

Possibilidade de corrosão
As estruturas metálicas, quando não recebem tratamentos e revestimentos adequados, podem sofrer corrosão ao longo do tempo, principalmente em regiões mais húmidas.

Estruturas metalicas vantagens e desvantagens. estrutura metálica a receber tratamento e proteção contra a corrosão. Blog Obra Atelier
Estruturas metalicas vantagens e desvantagens. estrutura metálica a receber tratamento e proteção contra a corrosão. Blog Obra Atelier

Maior controle de incêndio
O aço é um material mais suscetível à propagação de chamas num incêndio devido ao calor atingido por este, e que implica dilatação térmica e perca da capacidade resistente ao não estar devidamente protegido.
Por isso, nas obras de estruturas metálicas é necessário reforçar a proteção de vigas e pilares por meio de materiais incombustíveis, como pintura intumescente.

Vulnerabilidade contra eventos da natureza
A maioria das desvantagens de uma estrutura metálica são relativas sobretudo à sua defeituosa execução. Uma delas é a possibilidade do aço ser retorcido em caso de ventanias ou eventos mais intensos da natureza.
Por isso, é fundamental contratar uma mão de obra especializada e materiais certificados.

Dificuldade de transporte
Dependendo da localização do terreno, o transporte dos perfis da estrutura metálica pode se tornar difícil, o que aumenta os gastos com a logística e por vezes o ajuste da própria estrutura a dimensão possível.

A realização de um projeto em estrutura metálica apresenta inúmeros benefícios, mas também exige alguns cuidados. É fundamental focar-se nos benefícios de médio a longo prazo, e não apenas nos momentâneos.

Após conhecer as vantagens e desvantagens do uso da estrutura metálica, já decidiu? Contacte o Obra Atelier, uma equipa especializada de arquitetos que o irão orientar para a melhor opção.

Conheça aqui as vantagens de contratar um arquiteto.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com