Arquitetura contemporânea, porque nos surpreende?

Arquitetura contemporânea é um termo amplo que muitas pessoas utilizam para classificar qualquer arquitetura dos dias atuais. Ela é no entanto diferente de outros movimentos arquitetónicos, como a arquitetura barroca, a arquitetura moderna, a arquitetura clássica ou outro estilo. Quase todos estes movimentos estão ligados a um determinado período da história.

A arquitetura, como tudo o mais, foi sofrendo mudanças ao longo dos tempos. E o que define a arquitetura do século XXI é sua natureza contemporânea. Ela pode ser vista como uma evolução da arquitetura moderna que dominou entre o final do século XIX até meados do século XX.

Como a arquitetura contemporânea não é um movimento que reflete um momento histórico particular, é livre para ser o termo geral para qualquer coisa que reflita o momento contemporâneo. Ou seja, a arquitetura que na época era considerada contemporânea pode, após reflexão, ser vista como um exemplo de um determinado movimento ou tendência de estilo. Desta forma, é difícil apontar um tipo de estilo até que tenha passado tempo suficiente onde possamos identificar tendências de pensamento e de desenho.

Venha descobrir neste artigo o que a Arquitetura Contemporânea tem de tão peculiar que nos apaixona, e nos surpreende em cada edifício.

Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? Escritórios de Tipografia Litotipo, Projeto Obra Atelier, Angola. Exemplo de arquitetura Contenporânea. Blog Obra Atelier

Escritórios de Tipografia Litotipo, Projeto Obra Atelier, Angola. Exemplo de arquitetura Contemporânea


Arquitetura Contemporânea vs Moderna

A arquitetura contemporânea e a moderna são o que podemos classificar como duas coisas iguais, mas diferentes. A arquitetura moderna tende a se conectar com a natureza e a simplicidade, enquanto que a arquitetura contemporânea tende a criar uma estrutura quase escultural que exige que se olhe para ela. É a expressividade da forma e do desenho, é onde o desnecessário supera o necessário e a importância do lado artístico do desenho supera a funcionalidade simples.

Criatividade em vez de funcionalidade?

Ao contrário de outros estilos arquitetónicos, como a arquitetura gótica ou neoclássica, os arquitetos contemporâneos têm maior liberdade quando se trata de conceber, pois o contemporâneo incentiva ideias novas e revolucionárias.

Mas como deve imaginar, novas ideias nem sempre são aceites de braços abertos, e os arquitetos contemporâneos são alvo de críticas que continuam até hoje. A principal preocupação é a falta de funcionalidade que ela possui, dizem uns. Outros referem que os arquitetos tendem a não levar em conta as condições do local. Como respondem os arquitetos contemporaneos a esta critica?

Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? Citação de Zaha  Hadid, arquiteta Contemporânea. Blog Obra Atelier

Zaha Hadid uma das arquitetas mais famosas do nosso século, é reconhecida mundialmente pela sua abordagem marcada por curvas, formas e traços não lineares contrárias ao movimento moderno. Com a sua obra, Zaha Hadid mostra que é indispensável repensar as práticas na arquitetura, não apenas porque elas evoluíram, mas também porque, em termos mais amplos, é seu dever pensar nos desafios da geração atual, como a sustentabilidade e a desigualdade social.

Portanto, Zaha Hadid faz-nos refletir que, se dinamismo e inovação são palavras-chave do mundo contemporâneo, é inaceitável que a arquitetura se mantenha rígida e ultrapassada. E que a fluidez, o movimento e a diversidade são fundamentais no meio urbano, das pessoas às construções, para que estas se conectem e a segregação urbana seja eliminada.

Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? The Heydar Aliyev Center By Zaha Hadid. Blog Obra Atelier

The Heydar Aliyev Center, Projeto Zaha-Hadid, Azerbeijão

Se a arquitetura se resumisse a ser apenas edifícios práticos e feitos com o único objetivo de atender às nossas necessidades, teríamos um planeta cheio de edifícios que seriam repetições uns dos outros. Que aborrecido e monótono isso seria…

Arquitetura contemporânea não é um movimento arquitetónico

A arquitetura contemporânea, não é um movimento arquitetónico. É uma ideologia abrangente preocupada com a arquitetura que reflete as opiniões e valores do presente e visa romper com o passado. Isso significa que os arquitetos contemporâneos têm como princípio orientador o desejo de criar uma arquitetura que rompa com as tradições, estilos e padrões do passado. Mais do que qualquer valor, a arquitetura contemporânea é sobre inovação.

Além de empregar diferentes estilos e influências, a arquitetura contemporânea usa a mais recente tecnologia e materiais. Uma dessas técnicas é a estrutura metálica, que é usada para construir edifícios de alta tecnologia, mais fortes e mais altos do que a maioria dos outros edifícios das gerações anteriores. Com o auxílio de softwares de design moderno e o uso de técnicas como imagens 3D e projetos auxiliados por computador, os edifícios podem ser construídos com precisão e velocidade de alto nível. Os programas de design permitem a modelagem tridimensional de uma estrutura antes da sua construção.

Sabe quais são as vantagens mais importantes de ter imagens 3D para o seu projeto? Verifique aqui e conheça a importancia desta ferramenta que lhe facilita a obtenção do melhor projeto para a sua obra.

Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? Fundação Louis Vuitton, Projeto Frank Ghery arquiteto, Paris. Blog Obra Atelier

Fundação Louis Vuitton, Projeto Frank Ghery arquiteto, Paris

Características da arquitetura contemporânea

Ao contrário dos anteriores estilos que tem elementos de arquitetura ou detalhes que são facilmente reconhecíveis e distinguíveis, a arquitetura contemporânea conforme já dito aqui várias vezes, não tem nenhum « estilo ». No entanto, existem certos princípios, valores de desenho e até materiais que são do domínio da arquitetura contemporânea e que podem ser usados ​​para ajudar a identificar e descrever a obra.

A alma da arquitetura contemporânea é inovação e a novidade. Isso não significa novidade como pleno capricho, embora certamente haja espaço para caprichos na arquitetura contemporânea. Novidade, neste caso, significa uma vontade de experimentar o novo, de experimentar coisas que não foram tentadas antes em termos de materiais, luz, espaço e forma.

Outra característica marcante é o lugar que a inovação e a tecnologia ocupam na arquitetura contemporânea. Projetos com curvas ou recortes são um exemplo vivo do uso dessas inovações e tecnologias. O uso de materiais sustentáveis ​​também é parte de uma grande inovação e mantém grande importância na sociedade de hoje.

Em geral, a maioria dos edifícios contemporâneos tende a ter uma forma de linhas livres com a criatividade marcante em todos os cantos do edifício. O uso extensivo de linhas curvas tende a permanecer uma das principais características. Simplicidade geométrica, seja com curvas ou uma cobertura plana, é o que os arquitetos tendem a utilizar. É também onde reside a beleza da arquitetura contemporânea.

1. Composição de volumes

A utilização de linhas curvas também permite criar espaços que não são simplesmente cubos, como acontece com as linhas retas. Assim, na arquitetura contemporânea, é frequente ver-se um edifício com formas arredondadas. Mas quando a arquitetura contemporânea faz uso de linhas retas, ou seja, a unidade de volume é um cubo, ela tenta montar esses cubos de maneiras surpreendentes para criar uma composição de volumes distinta. À semelhança das formas arredondadas, esta composição também permite a criação de espaços interiores com layouts inusitados.
Abaixo o exemplo de arquitetura que faz uso de linhas retas e cria padrões e jogos de luz surpreendentes: Lar de idosos de Alcácer do Sal, Projeto de Aires Mateus Arquitetos.

Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? Lar de idosos de Alcácer do Sal, Projeto de Aires Mateus Arquitetos. Blog Obra Atelier
Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? Lar de idosos de Alcácer do Sal, Projeto de Aires Mateus Arquitetos. Blog Obra Atelier

2. Criatividade no uso dos materiais… são novos materais?

Outra característica da arquitetura contemporânea é a forma com faz uso dos materiais tanto no interior quanto no exterior. Materiais tradicionais como o vidro, a madeira, o betão, a pedra e os metais são os preferidos. A arquitetura contemporânea depende em certa medida destes materiais tradicionais, mas aplicados de uma maneira diferente. Aí está a diferença e o brilhantismo. Dito isto, materiais de construção usados de forma não convencional e materiais industriais são os que os arquitetos contemporâneos mais utilizam.

Materiais expostos, “a vista” como o tijolo ou o betão, antes considerados « industriais », aparecem em casas e escritórios e oferecem um choque de minimalismo que também cria calor. Esta arquitetura estranha floresce na medida em que os pormenores elaborados, molduras de gesso e outros elementos complicados são eliminados em favor desta simplicidade do material.

A sustentabilidade também é uma preocupação do arquiteto contemporâneo. Em vez de edifícios decorados que utilizam recursos com custos elevados de produção e danificam o meio ambiente, os arquitetos contemporâneos preferem o uso de materiais como o betão, o metal, a madeira e, muitas vezes, material existente recuperado para a construção.

Arquitetura contemporânea, é cheia de absurdos? Capela Bosjes, Projeto Steyn Studio,  Africa do Sul. Blog Obra Atelier

Capela Bosjes, Projeto Steyn Studio, Africa do Sul

3. Arquitetura contemporânea e a luz natural

Janelas maiores e mais abundantes também são uma característica da arquitetura contemporânea. Múltiplas aberturas e a sua localização incomum, janelas panorâmicas, paredes de janela e claraboias entraram no campo de jogo. Uma das consequências deste tipo de fenestração, para além de proporcionar vistas espetaculares, é que aproveita ao máximo a luz natural do sol: em primeiro lugar como iluminação natural e, em segundo lugar, para tirar partido do aquecimento solar passivo.

Como a arquitetura clássica posiciona principalmente as janelas no centro das paredes e as usa para olhar para fora, o arquiteto contemporâneo usa grandes painéis de vidro para criar oportunidades de luz natural, aquecimento solar passivo e a sensação de abertura, mesmo nos meses frios. Vitrais, claraboias e grandes janelas acima da cabeça oferecem luz e uma sensação de abertura para o mundo exterior, o que aumenta a conexão com a natureza.

Se adora a luz natural ou aprecia vistas espetaculares, a arquitetura contemporânea é para si. Mas tenha cuidado! Se se preocupa com a privacidade e está a planear construir num ambiente urbano onde haja vizinhos a sua volta, é necessário pensar muito bem quando se trata de janelas. Mas o arquiteto saberá orienta-lo na melhor opção para estas situações.

4. Como a arquitetura contemporânea aborda a natureza?

As plantas também têm lugar na arquitetura contemporânea, nomeadamente nos telhados, mas também, cada vez mais, nas paredes. Se tem uma paixão pelo verde, pode aproveitar esta tendência de “revegetação” e cultivar um jardim vertical, por exemplo, tomateiros trepadores em toda a parede.

A ideia de usar materiais naturais e construir de uma forma que não tenha um impacto negativo no ambiente é importante na arquitetura contemporânea. Igualmente importante é que a arquitetura complemente e pareça harmoniosa com o ambiente natural, criando uma sensibilidade contínua que faz parecer que o edifício pertence a ele.

Para tal, muitos arquitetos contemporâneos usam o ambiente natural como um elemento da arquitetura. As vistas podem ditar a localização das janelas ou paredes. A orientação do nascer e do pôr do sol pode influenciar a localização dos quartos, a localização dos painéis solares e como o espaço exterior é utilizado para recreação tambem são pensados para que tudo se alinhe.

Muitos edifícios convencionais incorporam elementos sustentáveis ​​ou, pelo menos, de eficiência energética. Mas na arquitetura contemporânea, esses elementos são obrigatórios. São utilizadas células fotovoltaicas, geotermia para aquecimento, bombas de calor, inversores de calor e coletores térmicos, com o objetivo de produzir calor de novas formas e conservá-lo são imprescindiveis.

Se a responsabilidade ambiental e a redução de gases de efeito estufa estão entre suas prioridades, a arquitetura contemporânea irá satisfazê-lo porque permite-lhe que construa uma casa que excede em muito os padrões ambientais atuais.

5. Arquitetura contemporânea é uma arquitetura animada

Na falta de um termo melhor, arquitetura animada é o nome dado a outra característica da arquitetura contemporânea que existe em várias formas: iluminação exterior sofisticada dos edifícios, projeções em fachadas que muitas vezes são capazes de interagir com os transeuntes ou usuários do edifício e do mundo natural e que ostentam o que poderia ser chamado de arquitetura « animada ». E a água, que reapareceu na forma de fontes de todos os tipos, quedas de água e jatos d’água que podem até serem coloridos. A ideia é fazer com que o edifício pareça mais vivo e deixe as suas partes exteriores mais animadas.

Se não tem problemas em exibir a sua diferença e gosta da ideia de viver num ambiente fora do padrão, a arquitetura contemporânea é para si. Sabe como pode ter uma casa contemporânea, ou o escritorio da sua empresa com uma arquitetura surpreendente?

Exemplos de Arquitetura Contemporânea

Aqui estão alguns exemplos de edifícios institucionais ou comerciais. A razão para esta escolha é que estes edifícios, com o benefício de um grande orçamento, apresentam ideias arquitetónicas espetaculares e demonstram claramente os elementos-chave da arquitetura contemporânea.

1. Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Portugal


2. A Fundação Louis Vuitton, França


3. O heydar Alieyv Center, Azerbeijão


4. A Casa da Música, Portugal


5. O Museu Guggenheim, Espanha


6. Museu Nacional do Qatar, Qatar


7. Capela Bosjes, Africa do Sul

Rendido pela Arquitetura contemporânea?

Acreditamos que ninguem consegue ficar indiferente a arquitetura contemporânea. A sua expressividade através da forma e do desenho conquista-nos e ficamos rendidos no desejo de ver mais.
Os edifícios incorporam designs inovadores e criativos. São notados e apreciados. O sentido estético é enfatizado no projeto do edifício. Há uma ampla gama de combinações de materiais para realçar o contraste ou a uniformidade que nos conquistam.

O arquiteto juntamente com a sua equipa técnica multidisciplinar e consigo, decidirão as melhores opções para que possa ter um projeto com arquitetura contemporânea. Venha descobrir! Consulte-nos e saiba mais. 🙂

Também nos pode seguir no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a saber de todas as nossas atualizações e novidade

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com