casas-em-banda, casas do-parque. Frente do conjunto das casas. Projeto Obra Atelier

Casas do parque em banda

Uma casa em banda é normalmente vista como uma construção feita “colada” entre casas idênticas umas as outras. Neste projeto o desafio era criar um conjunto moderno e harmonioso, que fosse uma frente de construção simples, leve enquadrada na paisagem, uma mais-valia para a envolvente, um espaço de bem-estar para os seus moradores.

Um conjunto de 8 casas em banda, de três pisos, assente sobre um terreno desnivelado, enquadradas junto ao Parque da freguesia. A localização privilegiada a uma zona nobre, valoriza o empreendimento e atribui-lhe qualidades que tínhamos de potenciar. A proximidade ao Parque exigia que as construções se enquadrassem de forma natural e não fossem um monolítico de cimento e tijolo.

Pretendíamos espaços amplos para as casas do parque, aproveitando a luz natural ao máximo, e o uso de materiais naturais. De um conjunto de casas idênticas, casas em banda, a equipa de arquitetos do Obra Atelier, coordenados com os proprietários desejavam uma forte conexão com o exterior, mas um ambiente tranquilo, calmo e relaxante para chamar de lar.

casas-em-banda, casas do-parque. Estudo da paleta d ecores e materiais a utilizar. Projeto Obra Atelier

Uso de materiais naturais, granito e madeira

O projeto das casas do parque foca no uso de materiais naturais como pedra e madeira para reforçar a ligação com a natureza. O uso do granito amarelo, normalmente conhecido por granito “Vila Real” confere sofisticação ao conjunto, sem nunca nos abstrair da sua verdadeira origem que é a natureza. Além de que é sempre um prazer trabalhar com materiais que envelhecem bem e não necessitam de reparação constante. A patine do tempo confere carácter a estes materiais ao mostrar o passar do tempo de forma bela e natural.

“O nosso objetivo com este projeto era criar uma casa moderna que atendesse às necessidades do cliente mas desafiasse a ideia de como a casa deve ser para além das paredes e do telhado. Temos o forte desejo de preservar e valorizar a relação com o parque num apelo de transformar a paisagem urbana para uma relação mais intima com a natureza.” Carlos Costa, Arquiteto responsável do Obra Atelier

O granito amarelo, pelo seu tom quente amarelado, conjugado com o tom castanho da madeira, confere às casas do parque uma paleta de cores natural baseada na paisagem envolvente. Elegantes pela sua simplicidade, mas repleta de tons castanhos, amarelos e brancos.

Sabia que as cores afetam a forma como sentimos os ambientes? Veja aqui como.

Relação entre interior e exterior

Qualquer família que necessite de mais espaço (e sol), pode se mudar para este empreendimento das casas em banda. A proximidade ao parque, o novo centro geográfico da freguesia, tornou-se o foco das vistas dos espaços. Voltados para Nascente e Poente, essa vista coincide com a entrada do sol nos quartos e na sala comum com espaço integrado aberto sobre a cozinha.

Porque acreditamos que o que traz alegria e emoção à vida não é exclusivamente o destino da chegada, mas sim a jornada. Era particularmente importante que a vivência nestas casas em banda fosse uma contínua descoberta na relação do interior com o espaço verde exterior.

Olhamos além das restrições do terreno e além dos limites espaciais típicos dos espaços interiores e dos níveis de uma casa em altura com três pisos. Através da inserção de vazios no volume criamos as varandas que se abrem para a luz natural. Os moradores envolvem-se com o mundo além – o sol, o céu, as árvores, o parque. Muitas janelas para o exterior, abertas com cuidado (de forma  a garantir a privacidade) trazem o ambiente exterior para o interior para compartilhar luz, brisa e vistas através das varandas.

Imagens 3D ricas em detalhe impressionam e cativam

Para atrair potenciais compradores, realizamos imagens 3D que permitem trabalhar o marketing imobiliário das casas do Parque. As imagens são importantes para simular a realidade e dar ao potencial comprador a possibilidade de visualizar e entender o projeto depois de construído.

Atualmente, as imagens 3D tornaram-se uma importante forma dos clientes visualizarem o projeto. Segundo eles, é uma revolução ao apresentar o modelo tridimensional das casas, dos interiores ou outros espaços. As imagens gráficas ricas em detalhes e realismo impressionam e cativam qualquer pessoa. Quer conhecer 5 vantagens das imagens 3D para o seu projeto? Veja aqui como são importantes.

E importante no caso de casas em banda, o potencial comprador consegue de imediato ver como vai ficar o conjunto, mesmo que ele só vá comprar uma casa. 😊

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com