Casa de Serzedelo | Guimarães
Casa rés-do-chão moderna com linhas simples, que vai adorar! Entrada. Projeto Obra Atelier

Casa rés-do-chão moderna com linhas simples, que vai adorar!

Uma familia, uma casa nova. Para a equipa do Obra Atelier, um novo desafio: uma casa rés-do-chão moderna e simples! No entanto, quando a considermos simples, não queremos, de todo, considerá-la simplista. O programa de necessidades do cliente pretendia um ambiente familiar aconchegante e prático que refletisse a visão arquitetónica de uma casa rés-do-chão moderna.

Atualmente, o moderno é confundido com tudo que é novo ou atual.Ainda assim, o moderno, ou modernismo pode ser descrito como um dos momentos mais otimistas da história da arquitetura, um estilo inovador inspirado por pensamento e ideias utópicas que permitiu reinventar os espaços de vida e trabalho, assim como a maneira como as pessoas se relacionavam entre si e com o ambiente construído. Este conceito de arquitetura revolucionário pode ser facilmente identificado por algumas características próprias ao estilo. Ela é funcional, fluída, orgânica e, acima de tudo, humana. Venha descobrir como o Obra Atelier transpôs a visão do cliente para a casa dos seus sonhos!

Pretende construir uma casa nova de rés-do-chão? E sabe o que fazer antes de inciar todo o processo? Veja aqui as nossas cinco dicas para que a sua casa nova seja um sucesso, precisamos o que sempre sonhou!

Menos é mais: simplicidade e funcionalidade são as palavras chave

Linhas retas, traços bem definidos e simplicidade nas formas definem a arquitetura moderna. A funcionalidade é outra característica importante da arquitetura moderna. Neste projeto de casa de rés-do-chão são excluídos os adornos que dão lugar a linhas nítidas e clean que criam formas geométricas depuradas. Estruturas práticas, funcionais e necessárias que proporcionam a máxima fluidez aos espaços. Tudo o que não agrega função, não é incluído neste projeto.

Por esse motivo, a famosa frase “menos é mais” que é creditada ao arquiteto modernista alemão Mies van der Rohe, um dos ícones da arquitetura no mundo, podia ser o lema desta casa.

Para garantir a fluidez dos espaços, também foi importante não os obstruir com decoração ou mobíliario em excesso, criando, assim, espaços harmoniosos e descomplicados, principalmente no caso do Open Space, onde tudo está à vista e as pessoas devem poder movimentar-se livremente. Também a paleta de cores é importante, e no conceito moderno, as cores neutras, mais uniformes são as preferidas. Quer saber como escolher a paleta de cores adequada ao seu projeto? Veja aqui qual é a melhor para o estilo da sua casa.

Casa rés-do-chão moderna com linhas simples, que vai adorar! Detalhe de xisto Projeto Obra Atelier

Materiais atuais, o mesmo conceito moderno

O aço, o vidro e o betão armado foram os principais materiais utilizados pelos arquitetos dos movimentos modernos. Esses materiais imprimem o estilo da arquitetura moderna, mas também colaboram com a funcionalidade da obra, deixando-a mais leve, simples e iluminada.

Com a evolução do tempo, novos materiais alinhados com o conceito moderno surgiram. Melhorados, com o intuito de resolver problemas técnicos, como a questão térmica, por exemplo. Um desses materiais é o “capoto”, que é um tipo de isolamento térmico para o exterior. Em rigor, capoto ou cappotto é o nome de uma marca. Por ter sido uma das primeiras marcas a serem lançadas no mercado nacional. Muitas vezes, utiliza-se este termo como sinónimo de isolamento térmico pelo exterior, embora tecnicamente não seja o mais correto.

Este material permite a melhoria imediata do conforto do edifício, uma vez que existem menos perdas de calor e frio, bem como outras vantagens: para além da questão térmica, temos também a estética que se harmoniza com o pretendido para esta casa rés-do-chão moderna. Simples e eficaz!

Casa rés-do-chão moderna com linhas simples, que vai adorar! Detalhe de xisto Projeto Obra Atelier

Jardim: dentro e fora, fora e dentro

Uma das grandes vantagens de uma casa rés-do-chão moderna é a fluidez com que os espaços transmitem entre o exterior e o interior. À medida que as portas se abrem, a soleira entre o interior e o exterior torna-se convincentemente invencível, permitindo a interação entre a cozinha aberta, a sala, a sala de estar e os quartos.

Uma das principais atrações de uma casa rés-do-chão é a possibilidade de ter jardim, como o caso desta casa. Quando uma casa rés-do-chão tem um espaço exterior onde pode desfrutar do ameno sol de inverno ou enfrentar o calor do verão para fazer churrasco, todo o projeto é desenhado para tirar partido dessa mais valia. Com as plantas abertas em conceito de open space e as ligações perfeitas entre os interiores e exteriores, o conceito moderno desta casa exala estilo com facilidade do qual simplesmente não nos cansamos.

Quer conhecer outra casa rés-do-chão com cobertura ajardinada? Veja aqui, e confira como o Obra Atelier implementou o conceito da arquitetura moderna nesta casa.

Casa rés-do-chão moderna com linhas simples, que vai adorar! Cozinha Open space. Projeto Obra Atelier

Integração traduz se em Open Space

Um dos pontos altos da filosofia da arquitetura moderna é propor a integração e a convivência entre as pessoas. Por isso, é normal que as casas de estilo moderno apresentem uma planta livre, com pilares em vez de paredes, permitindo que as pessoas convivam em ambientes amplos.

Não poderia esta casa rés-do-chão estar mais alinhada com este ponto. Na dinâmica familiar do cliente, fazia todo o sentido o open space nos espaços da cozinha e sala comum. Simplificando, significa neste caso, que o Obra Atelier não desenhou paredes entre a cozinha e a sala. E apesar de estes coabitarem no mesmo ambiente, cada um destes espaços mantem a sua identidade e funcionalidade.

No entanto, foi necessário garantir que ambos os espaços estão em harmonia um com o outro. E, sem dúvida, que criar um espaço em que duas áreas completamente distintas e com funções diferentes se fundem é um desafio. Ainda assim, o mais importante foi também garantir que nenhuma delas perdia a sua identidade. Uma solução normalmente proposta pelo Obra Atelier, para se distinguir claramente um espaço do outro é através da instalação de uma ilha. Além de permitir a arrumação extra de fácil acesso, um fator importantíssimo em espaços open space, também faz a distinção entre o local para a cozinhar e o local para conviver. Já que muitas ilhas são simultaneamente locais rápidos de refeição.


Gostou desta Casa rés-do-chão? Conheça mais ao seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest. Fique a conhecer os nossos projetos e as últimas novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com