Hotel de Negócios VNF | Famalicão
hotel-de-negocios-vnf. O relogio é a inspiração para o projeto do hotel. Projeto Obra Atelier

Hotel de negócios inspira-se no relógio

A inspiração para o projeto do Hotel de negócios VNF, foi o relógio. Pois a arte da relojoaria é uma referência na cidade de Vila Nova de Famalicão, e o relógio uma máquina sincronizada, perfeita que regula o tempo e consequentemente os negócios. A partir daqui criamos a narrativa, o conceito do Hotel. A inspiração vem de um dos marcos históricos da cidade em que se insere o Hotel para viajantes de negócios.

“Nascida no longínquo ano de 1892, a Boa Reguladora conseguiu rapidamente tornar-se numa das mais importantes empresas de relojoaria do Vale do Ave e mesmo do Norte de Portugal, destacando-se atualmente como sendo a mais antiga da Península Ibérica e uma das mais antigas do mundo…. A Reguladora faz assim parte da História de Portugal.” In site da Reguladora

Moderno, cosmopolita, central e com o seu inovador programa, o Hotel VNF vai estar preparado para acolher os viajantes de negócios para descansarem, se prepararem e muitas das vezes trabalharem antes dos seus compromissos. E também vai contar com um centro cultural, piscina, espaço lounge, abertos à comunidade para a realização de eventos e atividades culturais públicas no hotel de negócios. Situado no concelho de Vila Nova de Famalicão, que acolhe a sede das maiores e melhores empresas do país em vários sectores da Indústria, este hotel tem de ser moderno, tecnológico e ecológico.

hotel-de-negocios-vnf. O relogio é a inspiração para o projeto do hotel. Entrada do hotel. Projeto Obra Atelier

Criar experiencias únicas através do conceito do hotel

Hoje em dia, um hotel não é projetado linearmente ou apenas com base na arquitetura e na funcionalidade. Pelo contrário, o perfil do hóspede mudou muito nos últimos anos, e as exigências aumentam a cada dia. A Internet de alta velocidade já não é um luxo. Hoje o hóspede que viaja a negócios valoriza o envolvimento, as novas experiencias que o hotel pode oferecer.

Era prioritário repensarmos a arquitetura e o design para o hotel de negócios VNF, resultado desta mudança de comportamento do público. Assim o desenho teve de levar em consideração todos os aspetos da estadia do viajante, tanto tangíveis quanto emocionais. E, é claro, terminar com o objetivo principal: criar experiências únicas ao viajante através do conceito do relógio.

Sabemos que os hóspedes tem expetativas elevadas. Por isso em cada espaço criamos experiencias sensoriais que passam pela percepção de materiais sofisticados e texturas inesperadas, que faça o hóspede utilizar os cinco sentidos.

hotel-de-negocios-vnf. O relogio é a inspiração para o projeto do hotel. entrada do hotel.  Projeto Obra Atelier
hotel-de-negocios-vnf. O relogio é a inspiração para o projeto do hotel. entrada do hotel.  Projeto Obra Atelier

Tecnologia e conforto no hotel

A automação é um ponto-chave neste projeto, alinhado no conceito do relógio e da precisão do seu funcionamento. As unidades “alexa” nos quartos, e as chaves com comando por smartphone, assim como os menus personalizados e predeterminados fazem parte do dia-a-dia do hóspede moderno. O quarto “conhecerá” antecipadamente o hóspede que o vai ocupar, podendo preparar o banho apenas com um comando de voz.

A paleta de cores neutras que propusemos nos quartos é intencional, para que as opções de cor do sistema de iluminação tenham o melhor resultado. Os tons podem ir do tom “suave” ao tom “animado”, por exemplo. Isto permite ao hóspede escolher o que melhor se adequa ao seu estado de espírito no momento.

Sabia que a cor influencia o nosso comportamento e as nossas emoções? Saiba aqui, como a cor pode ser utilizada em arquitetura para potenciar qualidade de vida.

Fluidez entre interior e exterior

A forma como a equipa do Obra Atelier projetou o hotel diz muito sobre a sua identidade e os seus valores em relação ao mundo. Entendemos que este devia ser aberto para a cidade, e permitir que os hóspedes conheçam e vivam experiencias locais, e que também a cidade possa viver o hotel de negócios, e fazer dele uma referência no seu dia-a-dia. Assim, ele irá funcionar como uma grande praça de serviços e possibilitar a troca entre o habitante local e os viajantes.

As atividades e áreas de sociabilização do hotel, como o lounge, o café da manhã, a área do restaurante, e a área da piscina por exemplo, são os elementos essenciais pensados para a integração do hotel na comunidade local. Além de que, completam a experiência do visitante, na troca com as experiencias locais, moldando a imagem final que o hóspede tem do hotel. São os pontos de encontro para os visitantes e residentes da cidade, abrindo o espaço a comunidade e a eventos promovidos por esta, no alinhamento da contínua experiencia do hóspede.

Afinal, uma parte fundamental da experiência de cada viajante num novo destino é a sociabilização, seja com os outros ocupantes do hotel ou com moradores locais.

hotel-de-negocios-vnf. O relogio é a inspiração para o projeto do hotel. entrada do hotel.  Projeto Obra Atelier

Compromisso com a ecologia e o meio ambiente

No Obra Atelier acreditamos que o sucesso do projeto não se faz apenas da estética, mas em paralelo com práticas ambientais sustentáveis:


Uso de materiais 100 por cento recicláveis como a estrutura metálica, ou o revestimento metálico sobre a entrada;
Conhece as vantagens e desvantagens de utilizar estrutura metálica em arquitetura? Descubra aqui.


Utilização de energia solar fotovoltaica, com possibilidade de injetar o excedente na rede pública, por exemplo;


Coletar água da chuva, que poderá ser usada para regar as plantas e jardins, além de lavar áreas externas e usada nas descargas sanitárias. Este reaproveitamento vais produzir uma economia de até trinta por cento no consumo de água;


Vegetação que proporciona frescor e tranquilidade e leva beleza e cor aos ambientes. Além das questões estéticas, há estudos que indicam que locais com pontos verdes ou que façam referência à natureza ajudam a diminuir o cansaço mental , o stress, melhoram a atenção e o foco, além de ajudam a humidificar e controlar a temperatura dos ambientes.


A Piscina terá sistema de tratamento da água com sal. A utilização de sal é mais amiga para o ambiente do que o cloro, por ter menos componentes tóxicos. E a longo prazo, os custos de manutenção da piscina de água salgada são muito menores do que uma piscina tratada a cloro, sendo que a diferença pode chegar aos cinquenta por cento.
Quer inspirações para a sua piscina? Veja aqui alguns exemplos deslumbrantes.

Ao contrário de quando era visto apenas como um espaço para dormir e tomar banho, hoje um hotel precisa aprimorar a experiência da viagem para atrair hóspedes e apresentar um diferencial frente à concorrência direta ou até mesmo com novas modalidades de hospedagem como o AirBnb.

Assim, além da qualidade dos quartos, das áreas de lazer, dos restaurantes, da paisagem, da arquitetura, do conceito que unifica isto tudo, é sobretudo a experiência do hospede com o todo que determina o sucesso deste hotel de negócios.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com