Estilo industrial moderno no projeto do restaurante. Exterior entrada para restaurante com a pala de cobertura. Projeto Obra Atelier

Estilo industrial moderno em projeto de restaurante

O projeto de reformulação de indústria para restaurante não podia estar mais alinhado com as tendências. Através de um edifício industrial devoluto e em mau estado de conservação, a equipa do Obra Atelier revela o sonho do cliente num registo industrial moderno. A equipa criou uma atmosfera tão pouco convencional e surpreendente para este restaurante, que tem a sua origem numa roulote de street food.

Descubra como respondemos ao desafio da transformação de um edifício em ruínas para um espaço de referência na área da restauração e da envolvente em que se insere.

Estilo industrial alinhado com o conceito de restaurante

O edifício existente está inserido numa zona bastante industrializada, tendo este sido também uma indústria da época da revolução industrial. Quisemos demarcar este facto, e deix´a-lo fazer parte do projeto. A cobertura da entrada que nos remete para as asnas fabris, os contentores que sobressaem pela cor, os materiais... De um ponto de vista geral, assumimos um estilo industrial moderno para este projeto, principalmente porque a ideia alinha com o branding da marca, com o tipo de serviço que oferecem e com as refeições a servir no restaurante.

E embora este conceito seja normalmente utilizado em instalações industriais, no Obra Atelier consideramos esta estética crua, rústica e prática, ideal para o conceito depurado mas com o estilo que se pretende neste restaurante. O estilo industrial moderno em restaurantes é um conceito que está presente em indústrias e ambientes comerciais. No entanto, é uma tendência crescente que está a ser aplicada em muitos restaurantes de renome internacional.

Esquema simples de cores, o melhor para estilo industrial moderno

No obra Atelier entendemos que o estilo industrial moderno é, sobretudo, sobre criar contrastes no espaço – seja de materiais, de cores ou texturas. No entanto, esses contrastes não tem de ser marcantes ou fortes. No caso da cor e não havendo limite para as cores que se possam utilizar num estilo industrial moderno, o mais importante foi garantir que os diferentes tons trabalhassem juntos para criar um espaço coeso. Os esquemas de cores subtis são altamente eficazes para criar o ambiente natural de um interior industrial moderno.

Por esse motivo, aplicamos um esquema de cores monotonais (castanhos, cinzas e preto) particularmente eficaz, proporcionando contrastes subtis que mantêm a percepção uniforme do estilo industrial moderno. Porém, para criar destaque e interesse visual, a cor amarela surge de forma pontual e de acordo com o branding da marca. O esquema de cores simples deixa a cor amarela destacar-se, criando um efeito dramático com características marcantes.

Sabe como escolher as cores certas para o seu projeto? Veja aqui e descubra como combinar as cores de uma forma perfeita!

Estilo industrial moderno no projeto do restaurante. Interior sala de refeições. Projeto Obra Atelier

Iluminação para um estilo industrial moderno

A iluminação também é uma parte essencial dos projetos do restaurante para garantir o estilo industrial moderno. Não faria sentido estar tudo perfeito e a luz ser tão inexistente que anulava o efeito. Tecnicamente, no Obra Atelier trabalhamos com três tipos de iluminação: de ambiente, de trabalho e iluminação de destaque, que usamos dependendo do efeito pretendido.

Para a iluminação de ambiente que define o aspeto geral do restaurante, foram propostas luminárias de teto, com aspeto industrial, que formalizam uma luz clara geral, sobretudo para a sala de refeições. A iluminação de trabalho foi utilizada nas zonas técnicas como a cozinha, principalmente para executar tarefas. Por fim, temos a iluminação de destaque, utilizada para proporcionar um toque extra e com finalidade decorativa, como o caso da régua de luz ao longo da parede para destacar o mural artístico.

Estilo industrial moderno no projeto do restaurante. Exterior entrada para restaurante com a pala de cobertura. Projeto Obra Atelier

Telha plana na cobertura e na fachada

Telha cerâmica na fachada: porque não? Seguindo o estilo industrial moderno, esta versão de telha cerâmica é uma solução interessante e pouco convencional, que combina na perfeição com o estilo pretendido pelos arquitetos do Obra Atelier na execução deste projeto. É uma solução bastante utilizada em muitos países, mas pouco comum em Portugal.

A versatilidade deste tipo de telha torna-a passível de ser instalada na fachada, como se de uma cerâmica se tratasse, em sistema de fachada ventilada. E neste projeto as fachadas revestidas a telha plana serão, sem dúvida, impactantes e dotadas de uma beleza intemporal, pela elegância natural da sua textura, simetria e subtileza. A equipa optou pela cor vermelha, embora o ébano também funcione na perfeição neste registo.

Sabe quais são as vantagens das imagens 3D para o seu projeto? Descubra aqui!

A arquitetura alinhada com o branding da marca do restaurante

A arquitetura de um restaurante é um assunto sério. O exterior e o interior do restaurante vão formar a primeira impressão da qualidade do restaurante na mente do cliente. Além disso, construir um restaurante é um investimento elevado, e o proprietário não pode simplesmente desfazer as obras se achar que elas não funcionam.

Então, a arquitetura alinhada com o branding da marca é extremamente importante para o sucesso do restaurante. E embora haja tanto a considerar, é também uma das partes mais divertidas para a construção e preparação do espaço que vai entusiasmar e surpreender os clientes!

Gostou deste projeto de reformulação? Pode seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a conhecer os nossos projetos e últimas novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com