Reformular loja: veja passo a passo como começar.

Não deixe o sonho se transformar em pesadelo

Nem sempre, quando compra ou aluga uma loja ou um espaço comercial, estes estão prontos a serem utilizados.
Por vezes é necessário reformular a loja ou o espaço comercial para ajustar ao tipo de negócio e deixá-lo no estilo sonhado. São necessárias obras para redistribuir espaços, integrar os espaços, substituir revestimentos, tratar de licenciamentos camarários e por ai fora….
Para muitos, reformular ou obras pode ser sinónimo de dor de cabeça. Desvio do orçamento previsto, obra demorada, mão-de-obra desqualificada, resíduos de obra, atraso de fornecedores, reclamação de vizinhos…

Quem já reformulou ou fez obras sabe que são muitos os desafios, além das chatices o tempo que não parece suficiente para resolver tudo…
No fundo, toda gente quer uma reformulação sem dor de cabeça, não é verdade?

Aprenda agora as principais etapas de como planear a reformulação com obras da sua loja ou espaço comercial. Contratar um arquiteto, por exemplo, para reformular o espaço – seja o que comprou novo ou usado, ou alugado ou mesmo o espaço onde já tem o seu negócio a funcionar – é um dos primeiros passos para realizar seu sonho. Verifique aqui essa e outras dicas de como planear essa reformulação para os próximos 12 meses.


Comece por juntar referências e procurar indicações

Se se pergunta por onde começar a reformular a loja ou do espaço comercial, fique atento. Antes de conversar com um arquiteto, comece por organizar uma série de referência da loja dos seus sonhos. Pode ser reunir fotos de revistas, de blogs ou de redes sociais.

No OBRA ATELIER, somos fãs do Pinterest, uma plataforma digital com muitas imagens interessantes com diferentes estilos onde se pode inspirar e pode também salvar as suas imagens favoritas em pastas. Reunir esse material ajuda no planeamento para reformular a sua loja e ajuda a explicar ao seu arquiteto qual é a loja ou espaço comercial pretendido, dos seus sonhos.

Comece também por procurar arquitetos com os quais se identifica (temos várias dicas sobre esse assunto no nosso artigo aqui). Um arquiteto é com toda a certeza o profissional capaz de o ajudar nesta empreitada de como começar a reformular a loja ou o espaço comercial. O arquiteto vai ouvi-lo e dar forma aos seus desejos. Também investirá num projeto para a sua loja, que atenda às suas necessidades e do seu negócio.

Peça a indicação de amigos que já reformularam com arquitetos e tiveram uma boa experiência. Use e abuse da internet: faça pesquisas no Google, no Instagram, no Facebook.
A todos os nossos clientes, nós sugerimos que o potencial cliente converse ao menos com três arquitetos para descobrir qual o que melhor combina com seu o estilo e a sua forma de trabalhar. A variedade de conversas fará com que tome a melhor decisão.


Contrate um arquiteto no momento certo

Uma das etapas para reformular a loja é contratar um arquiteto no momento certo. Sim, existe um timing ideal para fechar contrato com um arquiteto. Esse momento é cerca de dois meses antes do dia que pretende iniciar as obras.

Um arquiteto fará o projeto e irá ajudar na preparação de como planear a reformulação da loja ou do espaço comercial. É uma das fases mais importantes. O arquiteto vai ouvir as suas referências, conversar consigo para entender o estilo pretendido para o negócio, vai viver as suas emoções já que está a projetar o seu sonho.

Então começará a desenhar plantas do projeto, cada uma para uma etapa em função da dimensão das obras (carpintarias, hidráulica, elétrica, decoração etc.). Muitos arquitetos também fazem modelos 3D para o ajudar a visualizar o projeto. Os 3D são importantes para que  entenda e visualize melhor como o espaço da loja ficará depois de reformulado. Se depois disso tudo você ainda está com dúvidas sobre a contratação de um arquiteto, temos várias outras razões neste artigo.
Assim antes do início da obra o tempo é dedicado à seleção dos materiais, aos acabamentos e a todos esses detalhes. Estes podem originar custos extras caso não tenham sido pensados com antecedência.


Tem de se planear financeiramente

Em média, uma reformulação completa custa a entre os 300 a 500€/m². Claro, que este valor varia conforme as suas escolhas e de acordo com o compartimento ou do tipo de negócio (reformular para um restaurante é mais caro do que uma loja de venda de roupa, porque envolve mais etapas e outro tipo de equipamentos).


Prepare-se para uma reforma sem dor de cabeça

Contratando um profissional de arquitetura com serviço chave na mão para reformular a sua loja ou espaço comercial, ele irá resolver todos os imprevistos que possam surgir. Se um tubo furar, se um trolha ficar doente, se um material atrasar, ele irá resolver tudo. Não será necessário sair do trabalho para solucionar imprevistos no Obraatelier.

Ao fazer a reformulação com um arquiteto competente, irá receber as chaves da loja ou do espaço comercial com materiais de qualidade, mobiliário em harmonia e de acordo com o seu estilo.

Arquiteto a desenhar sobre esboços de projetos em estudo_Obra atelier

Durante a reformulação, o arquiteto e a sua equipa devem oferecer todo o apoio para criar a loja dos seus sonhos, o que trará frutos positivos para o seu negócio. O arquiteto dará as melhores orientações quando for escolher os materiais e mobiliário, tendo em conta o tipo de negócio, o estilo pretendido, as inovações de mercado e os melhores preços de momento.

Assim, terá um suporte para não optar por materiais de fraca qualidade e que se danifiquem em pouco tempo. Não se preocupe em não saber como planear uma reformulação de loja ou espaço comercial. Com o apoio do arquiteto e da sua equipe, estará seguro de estar a fazer as melhores opções para o seu espaço e para o seu negócio.

Pegue nas chaves e veja o sonho acontecer

Um dos melhores sentimentos que temos, como arquitetos, é entregar a chave e sentir a emoção do cliente perante a beleza da sua nova loja. Ver o espaço concebido em desenho materializado em algo concreto, super top.

Seguimos todo o nosso planeamento (de tempo e dinheiro) para entregar no prazo e no valor previsto inicialmente. No final terá uma loja ou espaço comercial como sempre quis ter, um espaço funcional e harmonioso e mais do que isso, um espaço que exala a sua personalidade e é adequado e potenciador do seu negócio. Mais do que uma loja, terá um espaço novo para desenvolver o que sabe fazer bem e o faz feliz.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com