Projetos de remodelação: desafios e erros mais comuns

Quer transformar a sua casa num espaço mais sustentável? Gostava que o escritório da sua empresa tivesse uma atmosfera mais colaborativa? Pretende preservar a integridade histórica de um apartamento que herdou enquanto o moderniza? Qualquer espaço construído se pode transformar numa tela em branco para um projeto de remodelação!

Em arquitetura, design e construção, o verdadeiro poder da transformação está nestes projetos. O serviço de Recuperação e Reformulação de Espaços começa muito antes das paredes serem derrubadas, dos espaços desconstruídos ou até dos primeiros traços no papel. Tudo começa com uma visão do arquiteto combinada com os objetivos e necessidades do cliente.

Projetos de remodelação

O cliente está no centro de todo o projeto. Pretende-se que acompanhe o processo, desde a criação de design e decoração, participando também na escolha de todos os materiais e acabamentos. O objetivo é que seja um processo “amigo do cliente”, diminuindo a burocracia e facilitando a velocidade do projeto. 

Em que consiste um projeto de remodelação?

Um projeto de remodelação é composto por um conjunto de etapas planeadas e coordenadas para fazer alterações significativas num espaço existente. O objetivo principal é melhorar ou transformar o ambiente segundo as necessidades, desejos ou requisitos do cliente. 

A remodelação desempenha um papel crucial na melhoria da funcionalidade e estética dos espaços, proporcionando benefícios tanto em ambientes residenciais como comerciais. Um projeto de remodelação é fundamental para manter os espaços relevantes, funcionais e esteticamente agradáveis ao longo do tempo. É um serviço que proporciona a oportunidade de adaptar ambientes às necessidades contemporâneas, expressar o estilo pessoal, aumentar o valor do imóvel e promover o conforto e o bem-estar dos ocupantes.

Quais as fases de um projeto de remodelação?

Um projeto de remodelação pode ser, à primeira vista, uma verdadeira dor de cabeça. Obras, prazos, contratação de mão-de-obra qualificada, orçamentos… Contudo, ainda que possa não ser simples, é facilitado por um planeamento cuidadoso de todos os processos e fases inerentes. Por isso, inclui as seguintes fases: 

1.Identificação das suas necessidades

Comece por perceber o que gosta, quais as suas referências e inspirações. Só assim conseguirá transmitir a um arquiteto os seus objetivos e necessidades para o projeto de remodelação. Com base nestas informações conseguirá explicar à equipa de profissionais o que pretende e, por consequência, facilitar o planeamento da reformulação. 

É também nesta fase que deve contratar um arquiteto. Este é o profissional capaz de o ajudar a começar o projeto de remodelação. Não sabe como escolher o arquiteto certo? Temos uma lista de 8 passos que vão facilitar esta escolha! O Obra Atelier pode ser uma solução e aqui fica a saber mais sobre nós. 

Além de perceber as suas necessidades, o arquiteto também irá avaliar o local da obra de remodelação, analisando detalhadamente os pontos-chave para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente questões estruturais e burocráticas. 

A combinação das suas ambições e objetivos com as características do espaço permitirá tomar decisões sobre prioridades, finalidades, prazos, orçamentos, estilos, entre outros fatores. A partir daqui é possível traçar o rumo que o projeto deve seguir. 

2. Definição de uma estratégia

Concluída a análise inicial, é importante começar a explorar ideias. Com a produção de esboços técnicos e propostas para discutir com os clientes, os arquitetos e designers envolvidos começam a definir um conceito, apresentando soluções e opções. É também nesta fase que se começam a delinear os layouts dos espaços e os pormenores, como materiais e equipamentos.  

Para o cliente, o resultado desta estratégia serão os modelos 3D. Estas simulações são uma ferramenta que permite apresentar o modelo tridimensional das casas, dos interiores ou outros espaços. As imagens gráficas ricas em detalhes e realismo impressionam e cativam qualquer pessoa.

Depois de tudo alinhado e devidamente discutido é possível avançar para a materialização do projeto. 

3.Operacionalização do projeto de remodelação

Esta é a etapa na qual as imagens passam do papel para a realidade. O projeto começa a ser efetivamente executado e a remodelação do espaço começa a acontecer. 

Enquanto cliente, é fundamental ser uma testemunha ativa do desenvolvimento do projeto, acompanhando de perto todo o processo. 

4.Finalização da obra

Um projeto só está efetivamente concluído quando todos os detalhes atendem aos padrões de qualidade e exigência inicialmente propostos. O objetivo é que, quando olhe para o resultado do projeto de remodelação, veja um sonho tornado realidade.

3 erros comuns em projetos de remodelação

Quando o tema é remodelação, há alguns erros que podem acontecer que vão afetar todo o processo. Se está a iniciar ou a ponderar um projeto de remodelação, veja estes erros para ficar precavido e evitar problemas.

Projetos de remodelação

1. Começar um projeto de remodelação sem planeamento

O planeamento será a base do seu projeto de remodelação. Muitas pessoas acreditam que a primeira fase do processo pode ser apenas uma formalidade, mas é fundamental para garantir que o projeto decorra tranquilamente.

Independentemente do tipo de projeto de remodelação, é no planeamento que são analisadas as áreas a remodelar, os seus detalhes, especificações e características, quais os processos a implementar, o orçamento disponível, os materiais a utilizar, mas também todos os aspetos burocráticos associados ao projeto.  

2. Não contar com profissionais especializados para a remodelação

Há pessoas que acreditam que projetos de remodelação não necessitam de profissionais especializados. Este é, de facto, um dos mitos sobre arquitetura mais frequentes. Contratar profissionais especializados e qualificados é tão importante numa obra simples como numa obra maior e complexa. A excelência do resultado dependerá da contratação de um profissional. 

A eficácia e sucesso de um projeto de remodelação está diretamente ligada à equipa envolvida. A colaboração estreita entre os clientes e a equipa de profissionais é essencial para garantir que as expectativas são atendidas e que o projeto está alinhado com as visões e requisitos iniciais. 

3. Não pensar na remodelação como um todo

Qualquer projeto de remodelação deve ser planeado como um todo. É comum a ideia de remodelar primeiro um espaço, depois outra divisão uns meses depois e dentro de uns anos reformular o que falta. Muitas vezes isto acontece por questões de orçamento. 

Projetos de remodelação

No entanto, importa mencionar que nestes casos, o resultado acaba por ficar mais caro. Além disso, existe maior exigência em termos de logística e também a possibilidade de o conceito não ser transversal e não existir uma continuidade, mas sim a soma de diferentes partes. 

Vamos trabalhar no seu projeto de remodelação?

Então vamos trabalhar na realização do seu! Os projetos de remodelação desempenham um papel fundamental na atualização e melhoria de ambientes residenciais e comerciais. É mediante uma abordagem estratégica que a remodelação renova fisicamente os espaços e agrega-lhes valor estético e funcional. 

Pode entrar em contacto com a nossa equipa para esclarecer as suas dúvidas ou, até, marcar uma reunião. 

Gostou deste conteúdo? Pode seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest e ficar a par de todas as nossas atualizações e projetos, bem como novidades sobre arquitetura, design, construção e interiores.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade

FECHAR