Piscina de sal, como funciona e quais as vantagens?
Pretende construir uma piscina, mas não sabe por onde começar? Não sabe qual o melhor método para tratar a água e por qual dos sistemas deve optar? Quais são as diferenças entre piscina de sal ou piscina de cloro?
Uma piscina de água salgada é uma alternativa a uma piscina de cloro tradicional. No entanto, embora não se adicione pastilhas de cloro à piscina de água salgada, ela contém cloro. Apenas tem uma quantidade menor que é gerada pelo aparelho de sal. Isso significa que em vez de adicionar cloro à água da piscina, é adicionado sal e a máquina do sal converte-o em cloro.
É precisamente por esse motivo que se chama piscina de água salgada. É adicionado sal à água numa quantidade suficiente para permitir que a máquina funcione, o que também torna a água mais sedosa. Algumas pessoas acham este tipo de piscina menos agressiva para o cabelo, para os olhos e para a pele em comparação com a piscina de cloro.
A Eletrólise por Sal, também conhecida por Cloração Salina, é um tratamento de piscina com sal e é uma ótima solução de desinfeção automática da água da sua piscina. Como é que funciona e quais as suas vantagens? Vamos descobrir aqui!
Piscina na Casa das Ondas. Projeto Obra Atelier.
Numa piscina de água salgada, o sabor do sal é muito suave e realmente agradável. Teria de ter cerca de 50.000 ppm (partes por milhão) para ser como a do mar, e o intervalo numa piscina de sal é normalmente de 3.000 a 4.000 ppm.
A "água salgada" das piscinas é cerca de 1/10 do nível de salinidade do mar. Em comparação, é como uma lágrima ou solução de lente de contato.
Casa da piscina infinita. Projeto Obra Atelier
Se não é como a água do mar, afinal o que é uma piscina de sal? As piscinas de sal, ou de água salgada, são piscinas que dispõe de um sistema de tratamento das águas por cloração salina, que substituem os tratamentos de cloro, ou simplesmente aproveitam as propriedades saudáveis da água salgada.
Este sistema também é conhecido como desinfeção por eletrólise de sal. O sistema usa eletricidade para transformar o sal em cloro e limpa a piscina. O seu funcionamento é muito simples: basta colocar uma pequena quantidade de sal (pode ser usado sal de cozinha para o efeito) diretamente na água da piscina.
O aparelho de sal (bomba doseadora) é montado no sistema de circulação da água da piscina e a água é tratada devido ao processo de eletrólise. Normalmente, utiliza-se cerca de 4 gramas de sal por cada 1000 litros de água. No final, depois das impurezas presentes na água terem sido oxidadas, o cloro é novamente convertido em sal, o que significa que o sal está sempre presente numa piscina de sal.
Numa piscina mais tradicional com tratamento de cloro, as pastilhas ou grânulos de cloro são adicionados fisicamente numa base regular para o mesmo propósito.
Em ambos os tipos de piscina, é importante verificar os níveis de pH e alcalinidade da piscina para que permaneça higienizada e os produtos químicos permaneçam equilibrados.
Casa do jardim com piscina. Projeto Obra Atelier
A palavra “Eletrólise” vem do grego e significa “destruição por eletricidade”.
A máquina possui dois componentes principais: a célula e a placa de controle. O seu princípio é simples: a água ligeiramente salgada passa através de uma célula elétrica, uma série de grades metálicas com uma corrente de baixa voltagem criam uma reação que converte o sal em pequenas bolhas de cloro puro. Depois de sair da máquina do sal, este cloro puro reage com a água para formar o objetivo final. Como resultado, estas moléculas transformam-se em hipoclorito de sódio (uma forma de cloro). Uma vez destruídas as algas e bactérias, este cloro volta a transformar-se em sal.
Uma máquina de sal (bomba doseadora) é, muitas vezes, chamada incorretamente de filtro de água salgada. Isso é impreciso, tendo em conta que a máquina não filtra a água da piscina. Um filtro separado de água salgada remove os detritos da piscina.
Para uma boa escolha do aparelho de eletrólise, é fundamental ter em conta a sua fiabilidade e performance. A célula para ser durável deve ser de titânio (metal muito resistente), e deve ainda possuir um sistema de autolimpeza (a inversão de polaridade impede a acumulação de calcário). Como a produção de cloro é limitada, o modelo escolhido deve ser adequado ao volume da piscina.
Piscina infinita, Hanging Gardens of Bali Hotel, Indonésia
Existem inúmeras vantagens da piscina de água salgada que fazem dela uma excelente opção:
1. Suave na pele e nos olhos. A produção de água das piscinas de água salgada são características de proporcionar uma sensação mais suave.
2. Custo anual mais baixo. Como as células de sal num sistema de água salgada apenas produzem cloro quando necessário, as piscinas exigem muito menos manutenção quando comparadas às piscinas tradicionais com cloro;
3. É automática. A desinfeção da água da piscina é regulada e efetuada sempre que o eletrolisador de sal estiver em funcionamento. Este aparelho é dimensionado conforme a cubicagem da piscina e a sua utilização;
4. É mais económico anualmente. A aquisição de cloro deixa de ser necessária e, por isso, esta opção revela-se mais económica. Só tem de ser acrescentado sal quando a sua concentração baixar. Normalmente acontece pelas percas de água que possam produzir-se com o uso da piscina ou evaporação natural.
5. Mais simples. Não é necessário ir à loja de piscinas e carregar a sua piscina com grandes baldes de cloro.
6. Sem alergias. Não necessita manusear ou cheirar o cloro porque a máquina do sal vai produzi-lo para si, o que não provoca qualquer tipo de reação alérgica à produção de cloro devido ao seu manuseamento.
7. Mais saudável. O cloro não "queima" os olhos ou cheira quando se encontra na piscina. É mais fácil para a sua pele e olhos, acabando com o ardor e olhos vermelhos, assim como as irritações de pele. Esta é uma mais-valia enorme para quem tem crianças a utilizar uma piscina.
Também podemos considerar algumas desvantagens da piscina salgada, ainda que não sejam suficientemente graves para não as termos como opção:
1. Maior investimento inicial. Piscinas de água salgada exigem um investimento inicial maior, o que as torna mais caras do que as piscinas tradicionais;
2. Custo maior em reparações. Tem de desembolsar mais dinheiro para substituir peças como a célula, caso seja necessário;
3. Pode ser fácil negligenciar a piscina. Como a água permanece limpa e o nível de cloro não "queima" os olhos ou a pele, o cloro pode ficar elevado sem que se aperceba ou verifique. Isso pode danificar a piscina ou os respetivos componentes;
4. O sal pode danificar componentes. O sal pode causar danos a certos materiais, portanto, deve evitar o uso de tipos específicos de aquecedores, acessórios, iluminação subaquática, revestimentos e até mesmo metal em alguns tipos de alvenaria;
5. Mais complexas do que as piscinas tradicionais. As piscinas de água salgada, geralmente, requerem técnicos especialistas, inclusive para problemas menores;
6. Existe a possibilidade de poder esquecer a verificação da água. Cuidado: mesmo que o cloro seja o dobro ou o triplo da quantidade que deveria ser, ele continua a não "queimar" os seus olhos ou a fazer comichão na pele. Agora, se fosse vinte vezes o valor correto, notaria... dolorosamente! Mas não pode confiar em "bem, eu não senti nenhum ardor de cloro hoje" como uma avaliação precisa. Faça a sua manutenção e mantenha a química da água equilibrada.
Piscina na Casa das Ondas. Projeto Obra Atelier.
Uma máquina de sal funciona melhor com piscinas de fibra de vidro. Também funciona bem com piscinas revestidas a vinil com painéis de parede de polímero e piscinas de betão com uma superfície interior de azulejos.
Não use sistemas de água salgada em piscinas revestidas a vinil com painéis de metal nas paredes. O sal corroerá os painéis, bem como qualquer corrimão e âncoras de escada feitos de aço galvanizado.
Três tipos de sal podem ser usados com eletrolisadores de sal: sal solar, sal evaporado mecanicamente e sal extraído.
O sal solar é derivado da água do mar evaporada pelo sol e contém impurezas, como artémia morta e bactérias. As impurezas fazem com que a máquina do sal (e o filtro de água salgada) trabalhe mais.
O sal evaporado mecanicamente também é feito da água do mar, mas o calor gerado é usado para evaporar a água em vez da luz solar, e assim queima a matéria orgânica. O sal evaporado mecanicamente pode, no entanto, incluir minerais que causam danos à piscina.
O sal extraído é extraído do solo e é considerado a forma mais pura de sal.
Se puder pagar o custo extra, uma piscina de água salgada pode oferecer benefícios significativos que não consegue obter com uma piscina tradicional com cloro. No entanto, quando se trata de fazer uma escolha, deve considerar a frequência com que irá realmente usar a piscina, especialmente se morar numa zona que tenha menos dias de sol e temperaturas quentes ao longo do ano.
Assim que estiver esclarecido/a sobre as piscinas de sal, e tiver uma decisão tomada, vai conseguir notar que existem muitas opções de formatos, tamanhos, acabamentos e estilos que se torna mesmo difícil decidir qual o desenho ideal da piscina para a sua casa ou apartamento... Para ajudar neste momento inicial, o que me diz de lhe proporcionarmos algumas inspirações?
Veja aqui no Pinterest do Obra Atelier as que melhor se adequam as suas necessidades, aos seus gostos e sonhos. Depois de estar inspirado, quer uma ajuda para dar início ao processo? Contacte-nos aqui.?