Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto?
Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Materiais em escolha. Obra Atelier

A paleta de cores é muito importante!

Vai remodelar a sua casa? Reformular a sua loja? Sabe por onde começar o seu projeto de decoração? Definir o estilo, e o mobiliário são pontos-chave para o seu projeto, mas existe um elemento que é crucial e deve ser definido logo no início: A PALETA DE CORES.

Já explicamos aqui como as cores influenciam e potenciam o nosso bem-estar, por isso nada mais importante do que definir a paleta de cores com que pretende o resultado final das suas obras.

A paleta de cores é um conjunto de cores pré-selecionadas que são utilizadas em harmonia para passar uma ideia, um sentimento, uma sensação ou o estilo pretendido.

Vemos muitos proprietários de casas que têm medo da cor. Recebem a informação do ramo imobiliário e amigos bem-intencionados que, se quiserem vender o seu espaço, as cores fortes ou incomuns vão afastar os potenciais compradores. Nós, Arquitetos do Obra Atelier, temos uma visão diferente das cores.
Veja aqui um excelente exemplo de um projeto, onde o herói é a cor amarela. Projeto do Obra Atelier para reformulação de Snack Bar & Tapas 25.

A pesquisa mostra que a cor desperta o humor e estimula o cérebro de várias formas. Certas cores estimulam o apetite e são ótimas na cozinha. Algumas cores estimulam o pensamento criativo, o foco e a concentração e são ótimas para escritórios e espaços de estudos. Outras cores são frescas e suaves e são ótimas para espaços como quartos, para estimular o relaxamento.

Quando é utilizada de forma correta, a paleta de cores muda totalmente a perceção da pessoa em relação ao ambiente. Por isso, a paleta de cores é extremamente importante, e muito valorizada e estudada por profissionais de arquitetura e decoração.

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Projeto do Obra Atelier para reformulação de Apartamento com o uso da cor azul e tons de madeira.

Como criar uma paleta de cores?

Agora que já sabe o quanto é importante a paleta de cores, a questão é: como criar uma? O primeiro passo para criar uma paleta de cores é entender a teoria das cores e o círculo cromático. A teoria das cores nada mais é do que o estudo das cores, desde a forma como os tons são interpretados pelo nosso cérebro até as possibilidades quando aplicadas no dia-a-dia.

Principais significados associados às cores:

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Principais significados associados as cores. Projeto do Obra Atelier

É de salientar de que, juntamente com o estudo da paleta de cores para o projeto de arquitetura e dos interiores, deve avaliar a iluminação dos ambientes.

A iluminação pode mudar a aparência das cores. Por exemplo, a luz natural, no período da manhã, tende a ser mais alaranjada, o que incorpora esse tom sobre os objetos e materiais nos quais ela incide. Ela transforma a nossa percepção sobre as cores do ambiente. Por isso, é importante pensar em cores e iluminação em conjunto”, recomenda Sabina Costa, Arquiteta do Obra Atelier.

Círculo cromático

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Circulo cromatico. Projeto do Obra Atelier

Círculo Cromático é baseado nas três cores primáriasvermelhoamarelo e azul e nas composições que dão origem às cores secundárias e terciárias, cuja aplicação racional pode proporcionar usos que evitam não só o cansaço relativamente às cores escolhidas como à fadiga física e fisiológica provocadas pelas conjugações de cor mal concebidos.
Na imagem acima pode encontrar a identificação dos vários tipos de cores:
Cores primárias: Amarelo, azul e vermelho.
Cores secundárias: Laranja médio, verde médio e violeta que resultam da mistura das cores primárias.
Cores terciárias: Da mistura de cores secundárias com primárias obtêm-se amarelos esverdeados, amarelos-alaranjados, etc.

Exemplos de combinações de cores com a paleta de cores

Após compreender como as cores se dividem dentro do círculo cromático e os efeitos que tem sobre o ser humano, é importante compreender como funcionam as suas combinações. É isso que trará harmonia ao seu projeto, a paleta de cores bem combinada.

1. Cores vizinhas

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Circulo cromatico, cores vizinhas. Projeto do Obra Atelier

Esquema 1: é possível combinar 2 ou 3 cores – ou as suas nuances – que são vizinhas no círculo (tipo rosa e vermelho) ou com um intervalo de um gomo (tipo azul marinho com verde-água), a chamada “harmonia por semelhança”.
Este esquema utiliza duas ou mais cores localizadas ao lado uma das outras no círculo cromático. Para obter os melhores resultados, deverá selecionar uma cor dominante e a outra cor deverá ser utilizada de modo mais subtil, para evitar que choquem entre si. 

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Exemplos de combinações de cores vizinhas no circulo cromático. Curadoria Obra Atelier

2. Cores opostas ou complementares

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Circulo cromatico, cores opostas ou complementares. Projeto do Obra Atelier

Esquema 2: Cores que ficam opostas no círculo criam um belo contraste e uma decoração marcante (tipo a coordenação de verde e rosa)!

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Cores opostas ou complementares, exemplos. Inspirações Obraatelier

3. Três cores

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Circulo cromático, três cores. Projeto do Obra Atelier

Esquema 3: Também pode escolher 3 cores, formando um triângulo. Combinam-se três cores equidistantes no círculo cromático, por exemplo o azul, o vermelho e o amarelo. Para obter os melhores resultados, deverá selecionar-se uma cor dominante e as outras duas cores deverão ser utilizadas de modo mais subtil.

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? tres cores, exemplos. Inspirações Obraatelier

4. Quatro Cores

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Circulo cromático, quatro cores. Projeto do Obra Atelier

Esquema 4: Há ainda a possibilidade de combinar 4 cores, formando um quadrado ou retângulo.

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Quatro cores, exemplos. Inspirações Obraatelier

5. Mesma Família

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Circulo cromático, mesma família de cores. Projeto do Obra Atelier

Esquema 5: Por último, uma combinação monocromática com cores da mesma família, variando apenas nos tons: Partindo de uma cor chave, utilizam-se cores da mesma tonalidade mas com intensidades diferentes. Para se obter melhores resultados, deverão utilizar-se pequenos apontamentos da cor oposta à cor chave.

Sabe como escolher a paleta de cores para o seu projeto? Mesma familia, exemplos. Inspirações Obraatelier

Com a utilização de cores claras na harmonia monocromática, os ambientes vão tornam-se mais amplos, leves e modernos. Os espaços ficam mais iluminados e dão destaque aos móveis e acessórios.

7. Converse com um especialista

Ainda não está convencido da sua seleção de cores? Considere arranjar uma ajuda profissional. Arquitetos e designers podem ajudar, e muito, na escolha das cores certas para a sua decoração. Pode fazer uma pequena consultoria ou simplesmente conversar com alguém que trabalhe na área para conseguir algumas dicas valiosas!

Sem dúvida, escolher as cores ideais é uma tarefa importante no momento de redecorar a casa ou reformular a loja. No entanto, isso não significa que é preciso sofrer com a escolha. Seguindo estas dicas, a seleção das cores na decoração fica muito mais simples e objetiva. Fugindo de uma combinação que não dá certo ou do famoso “carnaval” de cores, onde nada combina e tudo se torna uma confusão cromática.

Gostou das nossas dicas? Então, fique atento ao nosso blog para receber mais informações e curiosidades do universo da arquitetura, dos interiores e da construção!
Também nos pode seguir no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a saber de todas as nossas atualizações e novidades.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com