Notice: Undefined variable: numero in /home/obraatel/public_html/wp-content/themes/obraatelier/lib/format_conteudo.php on line 325
Como contratar um arquiteto para o seu projeto? 7 dicas para não errar.

Como contratar um arquiteto?

Como faço para contratar o arquiteto ideal para o meu projeto? Passou meses a sonhar com o seu projeto, em busca do terreno, da loja ou do apartamento, e ao encontra-lo sente que precisa de reformular, mas não tem a certeza se deve fazer isso sozinho ou contratar um arquiteto. Pior ainda: não tem a menor ideia de como encontrar um arquiteto! Respire fundo que o vamos ajudar.
Muitas são as pessoas que nunca contrataram um arquiteto. Alguns vão diretamente procurar o arquiteto ideal para o seu projeto, outros depois de tentarem reformular sozinhos o espaço, não obtiveram resultados positivos. E isto depois de uma experiência extremamente desagradável chegaram a conclusão: “preciso de um arquiteto”!

“Eu não acho que a arquitetura seja apenas sobre abrigos, é apenas sobre um recinto muito simples. Deve ser capaz de excitar você, acalmá-lo, fazer você pensar.” Zaha Hadid


Contratar um arquiteto não é um luxo, mas sim uma necessidade. Consegue confiar o seu maior sonho nas mãos de alguém que não é profissional?
O arquiteto por formação e experiencia é o profissional que está sempre a par das novas tendências estéticas, novas técnicas e processos de construção e potencial criativo sem limites.
Também está informado dos novos materiais que vão surgindo no mercado, e assim pode orientar de forma mais clara/eficiente e económica em todas as opções.
A sua obra não é apenas um projeto, mas sim um sonho que se vai tornar realidade, seja o sonho da casa própria, ou o espaço comercial, a loja para o seu negocio carregado de expectativas.

Ainda tem duvidas sobre “Porque contratar um arquiteto”? podemos ajuda-lo com este artigo.

1. Não tenha pressa para contratar o arquiteto

“Quando devo contratar o arquiteto?” Quando se sentir confortável. já dizia o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição” e é verdade até no momento de escolher este profissional. Por isso, tenha o seu momento conversando com vários arquitetos, tire as suas duvidas e respeite o tempo necessário para o processo, seja da escolha do arquiteto como do projeto e da obra.
O resultado será um excelente investimento no futuro. Sabemos que sonhou durante bastante tempo com o seu projeto, e que precisa de um arquiteto igualmente perfeito. Embora possa estar ansioso e com pressa para se mudar, esteja certo de que as vezes vale a pena esperar mais um pouco e fazer a mudança apenas quando o espaço estiver totalmente reformulado por um bom profissional.

2. Considere a internet para a sua pesquisa

Com tantas possibilidades online, não precisa de depender apenas da indicação de um profissional contratado por um amigo.
Quando contratar um arquiteto, pesquise por opções no Google, navegue no Pinterest por portfólios de escritórios, entre em sites especializados, veja o Linkedin do arquiteto, explore o instagram, descubra o facebook da empresa.
Isso vai fazer com que tenha mais opções, mas mais segurança para escolher e definir o arquiteto ideal que vai contratar, sem ter que ficar limitado aos profissionais ligados ao seu circulo social.
Uma opção para começar a pesquisar é dar uma vista de olhos nas nossas paginas, do Obra Atelier, no Pinterest ou no facebook.

3. Confira se o arquiteto é especialista em reformulações

Se procura um arquiteto para reformular o seu apartamento ou loja, certifique-se, por exemplo que a sua especialidade não seja ambientes hospitalares.
Parece uma dica óbvia, mas há muitos clientes que não procuram a especialidade quando fazem a pesquisa. “Porque contratar um arquiteto para reformular o seu apartamento?” já publicamos algumas dicas sobre como contratar o arquiteto ideal neste artigo. Outro ponto é pedir ao arquiteto a possibilidade de ver obras executadas e finalizadas pelo seu atelier, e entender no sitio se gosta do que vê.

4. Explore o atelier, local de trabalho do arquiteto

O arquiteto que fez seus os seus olhos brilharem tem um local de trabalho para o atender ou faz home-office? Trabalha sozinho ou possui uma equipa estruturada e multidisciplinar para executar o seu projeto?
Está cercado de bons fornecedores e profissionais especializados e com boas validações no mercado? Não tenha duvidas de que contratar um arquiteto vale a pena! Por isso, em reunião com o arquiteto, tente entender e confirmar pontos na contratação que possam fazer a diferença e decisivos para que a sua obra seja um êxito. Isto é fundamental para decidir como contratar o arquiteto ideal.
Veja aqui a marca de mobiliário de luxo Alma de Luce concebida e produzida pelo Obraatelier 230 Lda, pela sua equipa de design, que atesta a capacidade criativa no detalhe e na elegância.

5. Marque uma reunião no atelier do arquiteto, ouça, fale, pergunte e observe

É neste momento que tem a oportunidade para descobrir o profissional que está diante de si, e a ocasião para ele entender o que pretende, o seu perfil e de lhe esclarecer todas as dúvidas que possa ter. Tente conhecer ao máximo quem é este arquiteto, como é o seu processo de trabalho e da sua equipa, o que poderá pedir de alterações, como serão os procedimentos em obra, as fases do processo. Fale das suas expectativas, apresente as suas referências de projetos e de obras, conte a sua história, fazendo com que ele compreenda o seu perfil. Não sinta vergonha de perguntar, afinal, o profissional está ali para o ajudar e pronto para explicar o que não compreender, ou as duvidas que tiver.
Veja os espaços dos ateliers de arquitetura que for visitar. Dica: o ambiente de trabalho e decoração do escritório quer dizer muito. Valorize isso. Veja se é uma estrutura, num espaço elegante, jovem dinâmico, com uma equipa como a do Obra Atelier que dá consistência e suporte ao trabalho, ou se se trata de um profissional autônomo, o que não é um problema, mas resulta numa experiência diferente, do que se contratar um atelier com um suporte estruturado terá. Vai depender do tipo de serviço que prefere.

6. Entenda como o arquiteto trabalha

Depois da certeza de que precisa de um arquiteto, tem de entender o método ou processo de trabalho dele. Quais são as fases de trabalho, como é apresentado o projeto, até quando pode fazer alterações, por exemplo. Não esqueça de esclarecer como é feita a seleção dos materiais de acabamentos a utilizar na reformulação, se ele o acompanha ou não durante as visitas às lojas de fornecedores de materiais, ou se lhe apresenta amostras no seu atelier (o que poderá ser extremamente comodo e efetivo) para sua escolha, se possui uma boa relação com outros profissionais que estarão envolvidos na obra como trolhas e carpinteiros, por exemplo. Enfim, questione como é o processo de trabalho dele e veja se gosta dessa metodologia. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na perceção de como contratar o arquiteto ideal.
IMAGEM PLANTA 3D

7. Converse com vários arquitetos (mais do que uma vez se for necessário)

Não faça negocio com o primeiro arquiteto que reunir. Visite e converse com vários arquitetos antes de fechar negocio, visite mais ateliers, ouça o que eles têm para lhe oferecer e compare. Isso fará com que não tenha duvidas na sua decisão e tenha mais certeza de não correr riscos durante as obras. Se tiver duvidas, não tenha receio ou vergonha de pedir uma segunda reunião com o arquiteto, e não, não será obrigado a fazer negocio com ele só porque reuniu várias vezes com ele.

Saiba mais como ter a casa dos seus sonhos

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre como ter a casa que sempre sonhou? Baixe o nosso Guia Pratico de Reformulação para o apartamento dos seus sonhos. Nele explicamos um pouco mais sobre todas as etapas envolvidas neste processo: da escolha do apartamento ideal para si até aos passos finais da mudança. Descubra se o seu apartamento precisa de uma reformulação e entenda os passos para que esta experiência seja como deve ser, única e divertida.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com