Arquitetura e design de interiores em evolução: as tendências para 2024
O mundo da arquitetura, do design e da construção está em constante evolução. Cada novo ano traz consigo novas ideias, inovações e abordagens revolucionárias no que ao design e construção de espaços diz respeito. À medida que nos aproximamos de 2024, surge a oportunidade de explorar as tendências que vão moldar o contexto da arquitetura e do design de interiores no próximo ano.
Com um olhar no futuro, vamos mergulhar nas previsões das tendências que farão sucesso em 2024. Desde a sustentabilidade à integração de tecnologias inovadoras, passando pela criação de espaços inclusivos e por cores tendência, neste artigo vai encontrar uma visão detalhada do que esperar na arquitetura em 2024.
As tendências para 2024 não refletem apenas as necessidades atuais, mas apontam também para um futuro onde a criatividade, a funcionalidade e a sustentabilidade se combinam para moldar o mundo ao nosso redor.
A arquitetura, tal como qualquer outra área, está em constante movimento. Surgem novas tecnologias, as tendências estéticas evoluem, as necessidades sociais alteram-se e as preferências das pessoas também. Todos estes fatores moldam a forma como projetamos e construímos espaços.
Na perspetiva de arquitetos, designers de interiores ou fãs de arquitetura e design de interiores, estar atualizado e a par das tendências é fundamental para permanecer relevante e inspirado num campo em constante mudança. Por isso, acompanhar as tendências passa por mergulhar na vasta gama de fontes de informação disponíveis, como o nosso blog, ou revistas especializadas, como por exemplo a Architectural Review.
Não obstante, acompanhar as tendências não se trata apenas de seguir o que está na moda. Importa, acima de tudo, compreender as mudanças sociais, tecnológicas e ambientais que impactam a forma como as pessoas vivem e usam os espaços.
Estas são as cinco principais tendências que prometem ser os destaques marcantes e catalisadores de mudanças na arquitetura e no design de interiores para 2024. Desde a popularidade do mobiliário modular à integração de tecnologias e inovação, estas tendências vão redefinir a forma como percebemos, concebemos, habitamos e usufruímos os espaços arquitetónicos no futuro próximo.
É uma presença cada vez mais forte nos projetos de decoração de interiores. O mobiliário modular refere-se a peças que podem ser combinadas, reordenadas ou expandidas de diferentes formas para se adequarem às necessidades do espaço ou de quem o utiliza.
É a sua adaptabilidade e flexibilidade que fazem deste tipo de mobiliário uma das principais tendências para 2024, permitindo que se ajustem a diferentes espaços e/ou necessidades. Um sofá modular, por exemplo, pode transformar-se em diferentes configurações. Esta capacidade, aliada à possibilidade de personalização, faz das peças de mobiliário modular uma solução que reduz o desperdício e promove a sustentabilidade, já que é possível atualizar ou modificar a decoração de forma relativamente simples.
Na arquitetura moderna e no design de interiores contemporâneo, o mobiliário modular é frequentemente usado em espaços residenciais, mas também em escritórios e espaços comerciais.
Além disso, hoje em dia, já é possível integrar tecnologia e mobiliário modular, introduzindo elementos como móveis inteligentes com conectividade Wi-Fi ou sistemas de iluminação integrados.
No cenário atual da arquitetura, há uma tendência que ganha cada vez mais relevância: a arquitetura inteligente. Esta abordagem não se limita apenas a criar estruturas físicas, o seu objetivo é integrar tecnologias avançadas para tornar os espaços mais funcionais, eficientes, seguros e conectados.
A arquitetura inteligente vai além do design estético, incorporando, assim, sistemas de automação e conectividade com o objetivo de melhorar a experiência das pessoas. Quando falamos em arquitetura inteligente, falamos de uma das tendências para 2024 aplicável em espaços comerciais e urbanos, mas também em edifícios residenciais.
Vamos a exemplos?
Além disso, o conceito de arquitetura inteligente pode ser aplicado a uma escala urbana com a criação de cidades inteligentes, em que as tecnologias são usadas para gestão de tráfego, iluminação pública eficiente, monitorização ambiental ou prestação de serviços urbanos.
A tendência de trazer a natureza para o interior das casas tem sido cada vez mais popular e em 2024 estará em alta. O exterior no interior das casas, também conhecido por Urban Jungle, é um estilo de decoração arborizada que tem como objetivo trazer plantas e elementos ligados ao meio ambiente para o interior das habitações. Deste modo, criam-se ambientes mais calmos, relaxantes e conectados com a natureza
Como incorporar esta tendência?
Além de criar espaços visualmente atraentes, esta tendência oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar, nomeadamente a melhoria da qualidade do ar, a redução do stress e o aumento da produtividade e criatividade.
A tendência dos materiais inovadores está a revolucionar a arquitetura, oferecendo soluções que ultrapassam as fronteiras tradicionais e abrem caminho para a criação de estruturas mais eficientes, duráveis e esteticamente impressionantes. Por isso, em 2024, serão muitos os materiais inovadores que farão parte dos projetos de construção, proporcionados pela inovação na ciência e engenharia. De materiais compósitos a polímeros inteligentes, passando por tecidos com tecnologia ou materiais reciclados e sustentáveis, a variedade de opções disponíveis tem permitido aos arquitetos e designers explorar novas possibilidades de design e funcionalidade.
Estes materiais inovadores contribuem também para a redução do consumo de energia, possibilitando a construção de edifícios mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental. Além disso, muitos destes materiais estão intimamente ligados à inovação tecnológica.
Ter bons alicerces num projeto de construção começa pela escolha criteriosa dos materiais. A seleção dos materiais de construção irá determinar a durabilidade da estrutura, mas também a eficiência energética e a sustentabilidade.
A influência das cores na arquitetura é imensa, transcendendo a mera estética para definir a atmosfera, a personalidade e até mesmo a funcionalidade dos espaços. Se utilizada de forma eficiente, a teoria das cores é uma das ferramentas mais poderosas em arquitetura. Por isso, nada mais importante do que definir a paleta de cores com que se pretende o resultado final das obras. Ainda assim, as cores tendência para cada ano acabam por influenciar essa escolha.
A paleta de cores em arquitetura para 2024 será diversificada e vibrante, com a aposta em cores ousadas e inesperadas, como azuis profundos, vermelhos quentes, laranja intenso, verde-esmeralda ou amarelo vivo. Implementar cores nos projetos de arquitetura e design de interiores é uma das grandes tendências para 2024: de paredes a móveis e acessórios, será um ano de cor. Além disso, as texturas desempenham um papel importante, nomeadamente na criação de espaços visualmente chamativos.
Qual a sua tendência favorita? Se gostava de implementar alguma destas tendências, contacte a equipa do Obra Atelier, uma equipa especializada de arquitetos que o irão orientar para a melhor solução.
Além disso, fique atento ao nosso blog. Publicamos regularmente informações e curiosidades do universo da arquitetura, dos interiores e da construção! Também nos pode seguir no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a saber mais sobre todos os nossos projetos e novidades.