8 vantagens da Climatização com geotermia.

Climatização com geotermia... é uma opção?

A climatização com geotermia não é um sistema muito conhecido em portugal, no entanto dado as suas vantagens, é uma alternativa bastante interessante aos sistemas mais comuns e conhecidos. Vamos explicar aqui em que consiste este sistema, além das vantagens enquanto fonte de energia para climatização.

Sabemos que escolher um sistema de climatização adequado é uma preocupação cada vez mais frequente das famílias, não só pela questão do conforto, mas também pela necessidade de encontrar uma alternativa económica e sobretudo a mais amiga do ambiente. É sabido que o aquecimento de uma habitação é responsável por cerca de 22% do consumo de energia, enquanto que o arrefecimento é uma preocupação menor. O ideal será encontrar um sistema que alie as duas opções e de preferência com consumo energético baixo.

O sistema de climatização com geotermia em poucas palavras, responde a tudo isso e consiste em captar a energia gratuita existente no solo, transformando-a em calor ou frio. E além de climatizar os espaços, pode ainda aquecer a água de uso doméstico (AQS) e a da sua piscina. Interessante, não?

8 vantagens da Climatização com geotermia. Diferentes tipos de sistemas de energias renováveis. Blog Obra Atelier.

Sistemas de energias renováveis

Os sistemas de energias renováveis são caracterizados pela utilização otimizada de recursos energéticos renováveis para aquecimento e arrefecimento do ambiente de uma habitação, aquecimento de piscinas, ou aquecimento de águas sanitárias.

As fontes de energia predominantes são o Solar Térmico (sistema termossifão e circulação forçada), a Biomassa (Estufas e Caldeiras a pellets e lenha), a Aerotermia (Bombas de Calor Aerotérmicas) e a Geotermia (Bombas de Calor Geotérmicas), que por sua vez transferem para os Sistemas Radiantes (Chão, Parede e Tecto), Ventilo-Convectores ou Radiadores a energia necessária para o aquecimento ou arrefecimento da habitação.

Estes sistemas são uma mais valia, pois significam poupança garantida nas faturas de energia, aumentam a eficiência energética das habitações e trazem mais conforto às famílias por se tratarem de sistemas eficientes e duradouros.

8 vantagens da Climatização com geotermia. Diferentes tipos de sistemas de energias renováveis. e transferencia da energia para a casa. Blog Obra Atelier.

E destes sistemas de energia, o que tem como fonte a geotermia, é o que nos traz aqui hoje... As bombas de calor geotérmicas são uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis. Existem várias bombas de calor geotérmicas no mercado, mas na generalidade elas tem um Coeficiente de desempenho (COP) bastante alto. O COP nada mais é do que a relação entre a energia elétrica consumida e o calor devolvido pela bomba. Este coeficiente pode variar e chegar a 7, dependendo do equipamento. Como resultado, é reduzido drasticamente o valor das contas de aquecimento (ou arrefecimento se for o caso).

Ao optar por instalar a fonte de climatização com geotermia, está a preservar o meio ambiente à sua maneira, além do bónus de ganhar o conforto térmico pretendido e uma boa redução na conta do aquecimento.

Conheça aqui a Casa do xisto, com projeto do Obra Atelier, uma casa esplêndida que utiliza a climatização com geotermia, além do aquecimento das aguas sanitárias.

Energia geotérmica, o que é?

A energia geotérmica é a energia disponível em forma de calor emitido no interior da crosta terrestre, vulgarmente em forma de água quente ou vapor de água. Dependendo da estrutura geológica do sítio, por cada 100mts de profundidade, a temperatura do planeta eleva-se entre 2.º e 3.ºc, podendo assim atingir temperaturas muito mais altas se se tratar de zonas vulcânicas ou zonas em que o nível freático é mais elevado. 

No mercado residencial, a utilização da energia geotérmica, possibilita o aquecimento/arrefecimento da habitação, e o aquecimento de águas sanitárias (AQS). No Inverno, utilizando apenas uma pequena quantidade de energia eléctrica, é possível aproveitar a energia geotérmica para aquecimento da habitação. E no verão, o ciclo é invertido, o calor do edifício é transferido para o solo, mantendo-se assim uma temperatura constante.

8 vantagens da Climatização com geotermia. Ciclo da energia geotermica no inverno e verão. Blog Obra Atelier.

Ou seja, as bombas de calor associadas a esta fonte de energia podem proporcionar por si só aquecimento no inverno, arrefecimento no verão, aguas quentes sanitárias (AQS) ou aquecer uma piscina durante todo o ano. 

O resultado: um sistema de climatização integral com uma única instalação, amiga do ambiente e com baixo custo de consumo.

Bomba de calor geotérmica

Em qualquer tipo de clima, o sol , o vento e as chuvas convertem o solo numa grande reserva de energia. Uma bomba de calor geotérmica aproveita a grande massa do subsolo beneficiando de uma temperatura constante de aproximadamente 15ºC durante todo o ano.

A Bomba de calor geotérmica é uma máquina, composta basicamente por um circuito frigorífico, que aproveita as mudanças de estado de um fluído, para através de uma baixa injecção de energia eléctrica produzir uma elevada quantidade de calor. No Inverno, utilizando apenas uma pequena quantidade de energia eléctrica, é possivel aproveitar a energia geotérmica para aquecimento. No verão, o ciclo é invertido e o calor dos edifícios é transferido para o solo.

8 vantagens da Climatização com geotermia. funcionamento de bombas de calor. Blog Obra Atelier.

Sendo a Terra uma fonte de calor estável, com reduzidas amplitudes térmicas, o seu aproveitamento térmico permite obter rendimentos estáveis mesmo com temperaturas negativas do ar. Esta situação não se aplica por exemplo, às bombas de calor aerotérmicas cuja eficiência (COP) varia em função da temperatura, estando ainda limitadas ao ponto de congelação da água (4ºC).

As bombas de calor geotérmico foram inicialmente desenvolvidas para uso residencial mas mais tarde alargaram-se à área comercial dadas as suas vantagens. As bombas de calor geotérmicas aproveitam as propriedades da geotermia e são mais eficientes que as bombas de calor convencionais. Consomem menos energia, proporcionam grande conforto, permitem uma poupança nos gastos e ajudam a diminuir as emissões de gases.

8 vantagens da Climatização com geotermia. funcionamento da bomba de calor geotérmicas. Blog Obra Atelier.

Como é feita a captação da energia geotérmica?

Na climatização com geotermia os captadores geotérmicos são colocados no terreno com a finalidade de transferir energia com o solo. Dentro de casa, é instalado um gerador que regula a temperatura interior atráves da gestão das trocas térmicas entre a casa e o terreno.

O conceito da bomba de calor geotérmica é uma das soluções mais económicas, pois o seu rendimento não depende das condições climatéricas. Ela faz o aproveitamento da temperatura do solo para climatizar os espaços, e as reduzidas variações de temperatura que ocorrem no solo ao longo do ano permitem o rendimento excelente das bombas de calor. O sistema de captação exterior pode ser efectuado de três formas (sendo as duas primeiras as mais frequentes): - sistema de captação horizontal (serpentinas de tubos no exterior da habitação) - sistema de captação vertical (realização de furos) - sistema de captação freática (utilização de lençóis de água).

8 vantagens da Climatização com geotermia. Captação da energia geotérmica. Blog Obra Atelier.

1. Captação horizontal

Os captadores de energia são "enterrados" no terreno normalmente a uma profundidade minima de 60cm. Na tubagem circula água glicolada ou fluído frigorígeno. Este é o sistema mais comum e o mais fácil e económico de instalar. Necessita de uma área para colocação dos captadores 1,5 a 2 vezes superior á area a climatizar. 

2. Captação Vertical em Furo

A sondas geotérmicas verticais têm uma profundidade aconselhada entre os 80m e os 120m, e onde se faz circular água glicolada a -15ºC. Este método é energeticamente mais eficiente mas possui um custo de instalação superior. É normalmente utilizado quando não existe terreno suficiente para instalar captadores horizontais. 


O sistema de dissipação interior para climatização com geotermia pode ser realizado por pavimento radiante, tecto radiante, ventilo-convectores ou radiadores. Este sistema permite efectuar aquecimento e arrefecimento da habitação, aquecimento de piscinas e águas quentes sanitárias.

Climatização com geotermia. pavimento radiante. Blog Obra Atelier

Vantagens da climatização com geotermia

Cada casa é diferente, com as suas próprias características e necessidades, assim, como as pessoas que nela habitam. Antes da escolha e instalação do sistema de climatização para a sua habitação, é aconselhável pedir um estudo tecnico para o espaço em causa, de modo a compreender melhor qual o sistema de climatização mais adequado para si. Nisto, a equipa de arquitetos logo na fase de projeto, irão orientar e adequar o projeto para um maior rendimento da climatização com geotermia.

Em seguida, tenha em atenção que deve sempre optar por uma empresa de climatização certificada, que ofereça soluções variadas, de qualidade e eficientes e de acordo com as suas possibilidades financeiras. Mas quem melhor do que o arquiteto para o orientar? Vai fazer uma casa nova? Veja aqui 5 dicas antes de iniciar o projeto.

1. Aquecimento com fonte de energia gratuita
A utilização do solo para obtenção de energia permite poupanças até 80% comparativamente a outros sistemas. Em média, por cada quatro unidades de energia que são fornecidas à habitação, três são provenientes da terra e apenas uma é electricidade consumida.

2. Rendimento elevado todo o ano
A temperatura a uma profundidade a partir de 60cm é constante e não depende das condições climatéricas exteriores. Por exemplo, para aquecer uma mesma quantidade de água de uma piscina com uma bomba de calor gasta-se apenas 20% do que se gasta com resistências elétricas. As bombas de calor geotérmicas têm uma eficiência superior, até mais 50% (devido à estabilidade da temperatura).

3. Confortável
Permite o controlo individual da temperatura em cada divisão pois funciona com piso radiante, ventiloconvectores, convectores ou radiadores.

8 vantagens da Climatização com geotermia. Amiga do ambiente Blog Obra Atelier.

4. Amigo do Ambiente
É um sistema totalmente ecológico pois não gera fumo nem liberta gases. A geotermia usa apenas a energia natural da terra e a corrente eléctrica.

5. Terreno reutilizável
O terreno usado para a captação pode ser reutilizado para outros fins, como, por exemplo, a jardinagem.

6. Sem manutenção especifíca
A ausência de combustão evita limpezas e verificações comuns noutros sistemas de aquecimento central. É uma tecnologia robusta, que requer pouca manutenção, com uma vida útil muito longa (para os componentes interiores é de 20 anos e para os enterrados é de até 50 anos);

7. Sistema totalmente seguro
Não existe combustão e não se utilizam líquidos inflamáveis. A geotermia usa apenas a energia natural da terra e a corrente eléctrica. Dentro de casa o circuito de aquecimento utiliza água, logo não existem líquidos inflamáveis, riscos de explosão ou cheiros.

8. Conforto
Funciona com os sistemas tradicionais de aquecimento como os radiadores, os ventiloconvectores e o piso radiante. Assim, é possível controlar individualmente a temperatura de cada divisão. Não resseca o ar, logo não provoca o envelhecimento prematuro dos materiais.

Ajudas ao Sistema de Climatização

Embora os equipamentos sejam eficazes para climatizar um espaço, estes não deixam de ser uma forma de consumo de energia e tenham por isso a sua quota de prejudicial ao meio ambiente. Existem no entanto "truques" que ajudam a climatizar naturalmente um espaço, sem quaisquer sistemas artificiais, denominados de príncipios básicos de uma casa passiva.

Dominados estes "truques" por arquitetos podem ser introduzidos numa construção já existente, mas o ideal é serem logo previstos quando o projeto de arquitetura é elaborado:
1. Instalar isolamento térmico adequado na construção.
2. Instalar materiais impermeáveis no telhado e nas saídas de ar.
3. Projetar saídas de ar amplas em todos os espaços.
4. Pintar as fachadas com tons claros.
5. Utilizar vasos com plantas nos interiores.
6. Criar jardins interiores.
7. Instalar jardins verticais.

E já agora, Conheça aqui as vantagens de contratar um arquiteto.

Climatização com geotermia, a menos conhecida mas a mais eficiente!

Em resumo, a climatização com geotermia é sem dúvida uma das formas mais ecológicas de aproveitar as energias renováveis. A energia geotérmica é uma das fontes de energia menos conhecida mas a mais eficiente. Trata-se de uma energia de produção contínua que se encontra armazenada por baixo da superfície terrestre sob a forma de calor a uma temperatura constante. E esta energia armazenada pode ser aproveitada independentemente das condições climatéricas ou da estação do ano. Sendo assim a opção ideal a climatização com geotermia.??

Ficou esclarecido sobre o que consiste a climatização com geotermia e as suas vantagens? Caso tenha dúvidas ou pretenda mais informações, contacte a equipa do Obra Atelier, uma equipa especializada de arquitetos que o irão orientar para a melhor opção.

Gostou deste artigo? Pode seguir-nos no Instagram, no Facebook e no Pinterest para ficar a par de todas as novidades relacionadas com arquitetura, design, interiores e construção.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade

FECHAR