5 vantagens importantes das imagens 3D para o seu projeto
Atualmente, as imagens 3D tornaram-se uma importante forma dos clientes visualizarem o projeto. Segundo eles, é uma revolução ao apresentar o modelo tridimensional das casas, dos interiores ou outros espaços. As imagens gráficas ricas em detalhes e realismo impressionam e cativam qualquer pessoa.
As imagens 3D conseguem representar fielmente o resultado do projeto, com pormenores e ferramentas que manipulam a cor, a textura, a iluminação do ambiente, as áreas e as proporções. A escala da imagem ajuda na compreensão e a observação completa do interior e do exterior para o cliente.
Vamos então falar aqui sobre as vantagens que lhe podem trazer as imagens 3D para o seu projeto. E poderá aconselhar-se com um arquiteto a possibilidade de as incluir no processo.
Em muitos casos, os clientes têm dificuldades em visualizarem os conceitos apresentados pelos arquitetos. Mesmo tendo fotos e outras imagens como referência, continua complexo para algumas pessoas entenderem as intenções do arquiteto. E sobretudo, se estas vão de encontro ao que pretendem, para serem posteriormente executadas.
E a imagem 3D dá ao cliente uma visão mais clara e atrativa do projeto. Até porque ele quase nunca vai ter o olhar técnico de um profissional para entender plantas ou projeções mais abstratas.
A partir deste modelo digital, os arquitetos conseguem clarificar os conceitos, apresentando aos clientes uma imagem do produto final tanto dos ambientes internos como externos. Esse “esboço digital” apresenta a obra ou reformulação de maneira ampla e detalhada, permitindo que possam ser realizadas alterações antes mesmo da execução. Por exemplo, o cliente pode optar por alterar a cor de uma parede ou o modelo de piso de um compartimento se não estiver de acordo. É algo simples que ajuda a economizar tempo e recursos.
Em projetos com linhas arrojados e mais complexas, por exemplo, a imagem tridimensional é indispensável. E o motivo é simples: a visualização da construção através da planificação dos desenhos 2D, não apresenta todos os aspetos da obra. Já o 3D consegue dar forma ao desenho e trazê-lo à realidade.
A simulação de um espaço real é, sem dúvidas, a vantagem que mais se destaca nas imagens 3D. E quanto mais próximo da realidade, melhor será o entendimento das pessoas em relação ao resultado final de uma obra ou reformulação.
A possibilidade de “passear” pelo ambiente encanta a todos, até mesmo os mais familiarizados com a linguagem de projeto 2D. Pois permite-lhes sentir o sonho mais próximo, permite imaginar-se a si próprio já a usufruir do espaço.
Mas destacam-se ainda mais as imagens quando o assunto é Imagens 360º. Com essa tecnologia de visualização 3D, com certeza ficará “sem palavras!”
Veja aqui um exemplo de uma reformulação com imagem 360º, e com a obra finalizada com projeto do Obra Atelier.
Por vezes as dúvidas dos clientes surgem, sejam no uso de determinado material, ou na composição do espaço. Um dos grandes benefícios das imagens 3D é a possibilidade, que se torna uma facilidade, de se testar ideias para que as possam ver antes de concluir o projeto final, e dar continuidade com a certeza que é isso mesmo sonharam.
Desta forma, é mais fácil experimentar novas combinações de cores, verificar a circulação nos ambientes, escolher o melhor lugar para a janela e colocar em prática muitas outras decisões fundamentais para um bom resultado final, deixando o mais seguro e confiante.
Essa proximidade com o mundo real torna-se uma grande vantagem, principalmente quando esses projetos necessitam expor alterações em espaços existentes. É possível prever e simular a instalação do mobiliário com base na área livre disponível já com as alterações pretendidas.
As imagens 3D atuais dispõem de qualidade cujos resultados são apresentações ricas em detalhes realistas. É possível desenvolver imagens com grande qualidade e ainda trabalhar com elementos realísticos como iluminação, texturas e paletas de cores idênticas ao resultado final.
Ao mesmo tempo que é um recurso visual para o cliente compreender melhor as ideias apresentadas pelo arquiteto, as imagens 3D também são fundamentais para o trabalho dos empreiteiros ou profissionais responsáveis pela obra ou reformulação. Este documento em formato de maquete digital torna-se um guia, uma fotografia quase real, tanto para o cliente ter a noção do resultado final, bem como para o profissional orientar sua equipa durante a execução do projeto.
Utilizado em conjunto com os desenhos em 2D, este recurso digital apresenta informações e detalhes sobre o projeto de forma mais realista. Essa combinação de dados é importante para reduzir falhas nas intenções que possam atrapalhar o resultado final. Elimina muitos erros na obra, pois simula quais os problemas que podem acontecer, além do efeito visual e o impacto que aumenta o valor percebido do projeto.
Ao entender a ideia através da simulação, o cliente certifica ao arquiteto que o projeto está conforme pretende e que este vai levar em frente o sonho daquele espaço são desejado. Por consequência, as imagens 3D evitam retrabalho de alterações na execução da obra. E, é assim uma forma de economia de recursos e tempo.
Olhando pelo ponto de vista dos negócios, o arquiteto disponibilizar esta ferramenta é uma forma de entregar um serviço mais completo aos clientes, quando estes vão comercializar a obra final, ou até ainda em fase de projeto.
A alta qualidade das imagens geradas faz a diferença, sobretudo se forem destinadas a apresentações, divulgações nas redes sociais, outdoors e impressões gráficas. Alguns programas permitem também a criação de vídeos a partir do projeto virtual, criando a sensação de estarmos dentro do ambiente.
Este recurso colabora de diversas formas nas relações entre clientes, arquitetos, empreiteiros e empresas com do mercado imobiliário, valorizando o projeto ainda antes de estar construído, valorizando-o no mercado.
Considerando que é leigo na matéria sobre arquitetura, por isso contrata um profissional, a visualização 2D é pouco realista para si. Pois, pode haver uma diferença muito grande entre o projeto idealizado por si e o que foi compreendido pelo arquiteto. Dessa forma, utilizando as imagens 3D, haverá uma maior compreensão de parte a parte, dos conceitos, da visão, bem como os ajustes necessários para a realização do seu sonho.