5 mitos sobre arquitetura

O potencial de um arquiteto para construir ou remodelar um espaço

Além da construção de uma casa ou a remodelação de um espaço, pensa os seus ambientes numa perspetiva focada na segurança, privacidade e funcionalidade?

Ao longo dos últimos anos, além da construção de uma casa ou edifício, notou-se uma procura centrada na combinação de ambientes que fossem esteticamente modernos, mas também amplos e cómodos.

A técnica, o conhecimento e a visão de um profissional de arquitetura fazem cada vez mais sentido quando se trata de construir ou remodelar. Como é que se pensa um espaço que seja bonito de um ponto de vista estético e visual, mas que seja igualmente funcional e adaptado às suas necessidades?

Desconstruiremos aqui algumas ideias pré-concebidas sobre arquitetura para provarmos a importância de contratar um arquiteto no momento de definir o seu projeto.

Além disso, se está a pensar construir casa, convém lembrar-se que se trata do seu espaço – para onde voltará no fim do trabalho e onde passará a maior parte do seu tempo de qualidade com a família e/ou amigos.
Apenas contratando profissionais de arquitetura capazes de transformar a sua ideia num projeto viável é que poderá conquistar o espaço que sonhou.


Precisa de inspiração para construir a sua casa? Encontre alguns dos nossos mais recentes projetos no Instagram do Obra Atelier.

Procure também no nosso Pinterest, onde também poderá inspirar-se!


Confira aqui os principais mitos sobre arquitetura e descubra por que motivo é importante desconstruir as ideias pré-concebidas sobre os serviços prestados pelos arquitetos na conquista do seu projeto de sonho:


1. “Se eu contratar um engenheiro não preciso de contratar um arquiteto.”
Os serviços de um arquiteto não anulam a necessidade de se contratar um engenheiro e vice-versa. Se acha que poderá recorrer a um engenheiro para não contratar um arquiteto, essa visão pode ser redutora. A função de um arquiteto não está ligada somente à construção. O arquiteto é também responsável pela definição e organização dos espaços.


2. “Só é necessário apostar na arquitetura se a obra for grande e o justificar.
A contratação de um arquiteto é válida e necessária numa obra simples, tal como é necessária numa obra maior e complexa. A excelência do resultado final é que depende da contratação de um profissional.


3. “Contratar uma equipa de Arquitetura vai implicar que no final o meu projeto tenha as aspirações deles e não as minhas.”
Contratar uma equipa de arquitetos não invalida que as suas ideias estejam presentes no seu projeto desde a fase inicial até ao momento pronto a habitar. A casa ou o espaço são seus e esse deve ser o pensamento principal da equipa com quem escolheu trabalhar. Os arquitetos do Obra Atelier preocupam-se com as expectativas do cliente e promovem sempre a sua participação.


4. “Desenhei o meu projeto e sei o que quero, não preciso dos serviços de um arquiteto.”
Apesar de ter definido o desenho do seu projeto e acreditar que poderá avançar sem os conhecimentos de um arquiteto, o mais provável é reconhecer algumas complicações ao longo de todo o processo. As técnicas e qualificações de um arquiteto poderão fazer toda a diferença na sua obra.


5. “Contratar um arquiteto é um investimento desnecessário.”
Ainda há quem considere a contratação de um arquiteto um investimento que não reconhece a necessidade. A experiência dos Arquitetos Obra Atelier diz-nos que a arquitetura bem pensada e focada nos objetivos do cliente é um investimento imediato e a longo prazo que poderá evitar muitos custos ao longo de todo o processo.

“A arquitetura tem a ver com bem-estar. As pessoas querem sentir-se bem num espaço. Trata-se de um abrigo, mas também de prazer.” Zaha Hadid, arquiteta

O projeto Casa do Lote 10, uma casa tradicional moderna, é um excelente exemplo de uma obra que reconhece os serviços de Fiscalização e Gestão da Obra prestados por um arquiteto e na qual se assegura por completo a execução da obra em conformidade com o projeto.



Contratar um arquiteto facilita toda a logística de pôr em prática um projeto, permite que as burocracias que implicam a construção de uma casa sejam tratadas por um profissional e que a versatilidade e o conforto sejam tidos em conta.


No serviço Chave na Mão, o cliente é convidado a confiar ao Obra Atelier todas as ações necessárias até o espaço estar 100% concluído.


Quer saber como contratar um arquiteto para o seu projeto? Temos 7 dicas pensadas para não falhar esta missão!!


Se provamos que a arquitetura é crucial no momento de pôr em prática o seu projeto, conheça agora os nossos serviços e peça um orçamento.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos

    Tlf.: +351 252 996 374

    Whats app: +351 934 482 850

    info@obraatelier.com