Porque contratar um arquiteto para a minha obra?

Que profissional contratar para a minha obra?

Se está a pensar reformular um apartamento ou se comprou um terreno para construir a sua casa e fazer dele um espaço aconchegante, elegante e perfeito para morar, ou uma loja para o seu negocio, pode ter duvidas de qual será o melhor profissional a contratar.

Devo contratar um arquiteto?

Será melhor um arquiteto, um engenheiro ou gerir sozinho a obra com o empreiteiro?
Contratar um arquiteto não é um luxo, mas sim uma necessidade. Consegue confiar o seu maior sonho nas mãos de alguém que não é profissional?

O arquiteto por formação e experiência é o profissional que está sempre a par das novas tendências estéticas, novas técnicas e processos de construção e potencial criativo sem limites.
Também está informado dos novos materiais que vão surgindo no mercado, e assim orientar de forma mais clara e económica em todas as opções.

A sua obra não é apenas um projeto, mas sim um sonho que se vai tornar realidade, seja o sonho da casa própria, ou o espaço comercial, a loja para o seu negocio carregado de expectativas.

O objetivo final do arquiteto … é criar um paraíso. Cada casa, cada produto da arquitetura … deve ser um fruto do nosso esforço para construir um paraíso terrestre para as pessoas.
Alvar Aalto, Arquiteto

Contratar um arquiteto, porque?

Certamente não pretende que este sonho se transforme num pesadelo, fuja do seu controle, não resulte nas expectativas sonhadas, carregado de problemas em obra, sem saber o que fazer para os resolver, ou ultrapasse o orçamento ou o tempo previsto. Pois acredite que vão surgir problemas, e não vão ser poucos.

O que faz um arquiteto?
O arquiteto é o único profissional habilitado para fazer projetos de arquitetura. Ajuda-o a rentabilizar e otimizar o seu investimento. Um edifício bem concebido e energeticamente eficiente significa poupança nos custos de construção e manutenção.
Cada vez mais se associa a valorização patrimonial a uma perspetiva de inovação, estética e técnica.
E lembre-se que, quanto mais cedo o arquiteto for envolvido no processo, maior será a sua capacidade de atuação.

Um engenheiro ou um empreiteiro substituem um arquiteto?
Não, nem um engenheiro, nem um empreiteiro, substituem um arquiteto.
Os empreiteiros constroem o que foi projetado pelo arquiteto. Os engenheiros trabalham conjuntamente com o arquiteto nas várias especialidades, tornando possível a execução global do projeto para a construção.
Contratar um empreiteiro e fazer obras sem a orientação de um arquiteto pode parecer, inicialmente, mais barato. Esse é o barato que pode sair caro.

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Sobre nós

    OBRA ATELIER é uma marca criada em 2004 que desenvolve serviços integrados com base numa arquitetura moderna, requintada e personalizada.

  • Serviços

    – Arquitetura, Engenharia e Paisagismo

    – Interiores e Design

    – Recuperação e Reformulação

    – Fiscalização e Gestão de Obra

    – Projetos Chave na Mão

  • Especialidade

    Especialistas em Projetos de Arquitetura Moderna e Contemporânea, assim como na Reformulação de Interiores e Execução/Gestão de Obra.

  • Contactos